Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Gestão do professor Francisco César de Sá Barreto como reitor

Gestão do professor Francisco César de Sá Barreto como reitor

O professor Francisco César de Sá Barreto nasceu em Fortaleza (CE) e graduou-se em Física na UFMG em 1965, apenas dois anos após a criação do Departamento.

Tornou-se mestre e doutor pela University of Pittsburgh (EUA) em 1969 e 1971, respectivamente. Muito ligado à academia e à ciência, Barreto trilhou todos os caminhos acadêmicos na universidade: foi professor de ciclo básico, de graduação e de pós-graduação, pesquisador e orientador de teses, coordenador de cursos de graduação e pós-graduação, chefe de departamento, membro dos conselhos de Pós-graduação e de Pesquisa, pró-reitor de Pesquisa e reitor.

Publicou mais de 70 artigos em revistas nacionais e internacionais, foi professor visitante em Freiburg (1975), Ljubljana (1983), Harvard (1989), Houston (1993) e nas universidades federais de Pernambuco e Ceará.

Seu mandato como reitor da Universidade foi de 1998 a 2002 e, durante esse tempo, destacou-se a criação do projeto “Campus 2000”, que visava levar as unidades que ainda eram sediadas no centro-sul para o Campus na Pampulha, além de reformar e ampliar algumas das Faculdades da UFMG.

Comecei a trabalhar em tempo integral aos 15 anos de idade. A partir daí, até 2002, minha vida esteve sempre ligada à UFMG. Em 1961, inscrevi-me no vestibular do curso de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que ocupava dois andares do Edifício Acaiaca. O vestibular foi realizado no ano de 1962, na nova sede, Rua Carangola. O nosso curso era muito pobre em instalações, infraestrutura e biblioteca. Não se oferecia ainda a pós-graduação. Eram poucos professores, mas todos muito dedicados. Hoje, o curso é uma referência nacional. O mestrado em física, o primeiro da UFMG, surge em 1966, com as mesmas condições da graduação. No entanto, desde a primeira avaliação da Capes até hoje, o curso tem conceito A ou 7, o que se aplica também em outras áreas.

Com informações do site UFMG 90 anos.
  1998  /  UFMG  /  Atualizado Março 31, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , ,