Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Informatização do sistema de bibliotecas

Informatização do sistema de bibliotecas

A informatização do sistema de bibliotecas da Universidade possibilitou o consumo em tempo real de informações sobre a pesquisa em todo o mundo, o que contribuiu também para os estudos em Física.

Para agilizar os processos de fluxo de informação e agilizar as pesquisas científicas em andamento a Biblioteca Manoel Lopes de Siqueira e demais bibliotecas do sistema UFMG, automatizaram-se por meio de um convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O acordo permitiu a instalação do software VTLS, que garantiu a integração dos processos de tratamento da informação, circulação e consulta dos acervos, agilização das operações e o intercâmbio com outros sistemas nacionais e internacionais.

Em 1999, Júlia Gonçalves da Silveira, à época diretora da Biblioteca Universitária, afirmou: “As mudanças ocorridas recentemente fizeram com que a UFMG chegasse ao mesmo patamar tecnológico das grandes bibliotecas mundiais”.

Outro passo dado neste sentido, ainda em 1998, foi a inauguração da Rede de Informação do Sistema de Bibliotecas da UFMG , que permitiu acesso on-line ao banco de informações bibliográficas e de materiais especiais da Universidade, empréstimo automatizado, gerência e controle da coleção de periódicos, entre outros serviços.

Em maio de 1999, a Biblioteca Universitária lançou sua homepage (www.bu.ufmg.br), que também ampliou o acesso às mais diversas bases de dados on-line, incluindo bases referenciais e de texto completo; produzidas localmente, nacionais ou estrangeiras; programas e serviços e informação (Rede Antares, Rede Bibliodata, Prossiga, Web of Science); e periódicos eletrônicos.

Com informações do Boletim UFMG.
Créditos da foto em destaque: Foca Lisboa / Reprodução Boletim.
  1998  /  UFMG  /  Atualizado Março 31, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , ,