Painel Informativo
Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Implantação da rede de fibras óticas

Implantação da rede de fibras óticas

Para que as redes de fibras ópticas pudessem ser implementadas na UFMG, um longo processo de desenvolvimento tecnológico ocorreu.

Primeiro, a criação da rede BitNet (Because It’s Time Network), nos anos 80, permitiu que instituições se conectassem e trocassem mensagens de correio eletrônico:

A BITNET era uma rede de mainframes, que transportava mensagens de correio eletrônico usando tecnologia desenvolvida com outro propósito pela IBM. A sua grande atração foi a sua simplicidade de adesão e operação, especialmente se a instituição participante já possuísse um computador da IBM.

A criação do LCC, em 1982, foi um marco importante para a troca de informações entre universidades de todo o globo. Conforme conta o professor Roberto Nogueira, em artigo do Boletim UFMG, era só o começo da história da internet na UFMG:

Depois vieram as máquinas Unix com suas interfaces gráficas X11, o Windows 3.1 (1992), e as páginas www. Vieram também a rede de fibras ópticas (1993), dando origem ao que hoje chamamos de Rede UFMG, a instalação do POP da RNP, a informatização do sistema de bibliotecas, a ligação do mainframe do Cecom, as redes Giga, as redes WiFi e por aí afora…

Com informações do Boletim UFMG e do site Memória RNP.
  1993  /  UFMG  /  Atualizado Março 31, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *