Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Liberação dos primeiros lotes de endereço IPv4 para a UFMG

Liberação dos primeiros lotes de endereço IPv4 para a UFMG

Em artigo publicado no Boletim da UFMG Nº 1739 – Ano 37, o professor Roberto Nogueira relembra a ocasião em que a Universidade recebeu a liberação de um lote de endereços IPv4.

Os endereços IP são utilizados para identificar sistemas ligados à internet e, segundo o professor, eram administrados pela Fapesp, que também mantinha uma linha de 9.600 bps para o tráfego internacional de dados, dentro das perspectivas da Fase I da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Confira um trecho do artigo do professor Roberto Nogueira:

Na UFMG, operávamos a rede BITNet em um computador IBM de grande porte instalado no LCC e o acesso era feito com terminais distribuídos em uma sala de usuários no laboratório e em algumas unidades acadêmicas. Na mesma ocasião apareceram no mercado placas para PCs que emulavam os terminais IBM 3270 e acabaram se tornando populares entre os usuários, pois davam capacidade adicional importante aos computadores de mesa. Era com essa rede que nossos usuários trocavam mensagens com instituições de pesquisa e universidades de outros pontos do Brasil e do exterior.

A BITNet foi criada no início dos anos 80 e interligava, principalmente, computadores de grande porte de instituições acadêmicas ao redor do mundo. Em 1982, a UFMG criou o LCC que pouco tempo depois se integrou à BITNet, operando o nó BRUFMG. Outros nós ligados à UFMG, se não me falha a memória, eram o Cefet-MG, a UnB, a UFU, a USP e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Este último era o nosso enlace com a rede mundial.

Com informações do Boletim UFMG.
  1991  /  UFMG  /  Atualizado Abril 1, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , ,