Painel Informativo
Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Criação do LCC

Criação do LCC

O Laboratório de Ciência da Computação (LCC) foi criado em 1982 por iniciativa dos professores dos departamentos de Física e de Ciência da Computação.

O primeiro recurso computacional do LCC foi um modelo IBM 4341 abrigado na sala de operações. Este computador permitia até 16 periféricos. A principal utilidade desses computadores, que ficavam divididos em duas salas no primeiro andar do ICEx, era o ensino de programação e a realização de cálculos estatísticos e matemáticos. O IBM 4341 foi substituído, em 1994, por um mainframe IMB 9221 e duas estações RISC com processamentos numéricos poderosos. Em 1991, o LCC disponibilizou internet aos professores, funcionários e estudantes ligados a pesquisa.

Professor Manoel Lopes de Siqueira. Foto: Acervo Biblioteca da Pós-graduação em Física

O professor Manoel Lopes de Siqueira (foto), do Departamento de Física, foi o primeiro diretor do Laboratório, de 1981 a 1987, seguido por Roberto Alves Nogueira, também do DF, até 1998, ano em que o professor Osvaldo de Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação, tomou posse e permaneceu até 2006.

Posteriormente, o professor Marcio Luiz Bunte de Carvalho foi o diretor de março de 2006 a março de 2016, seguido pelo professor Diógenes C. Silva. O atual diretor do LCC é o professor Bismarck Vaz da Costa.

Em 2010, o LCC adquiriu um supercomputador que tem 1,6 terabytes de memória RAM e 146 terabytes de memória física, com a finalidade de oferecer à comunidade acadêmica mais recursos para projetos acadêmicos que necessitam realizar cálculos complexos e que demandam alta capacidade de processamento.

O supercomputador do LCC / Reprodução UFMG

Com informações do site do LCC e da UFMG.
  1982  /  UFMG  /  Atualizado Março 31, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *