Painel Informativo
Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Criação da Fundep

Criação da Fundep

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) foi criada em um momento agitado para a área de Ciência e Tecnologia no Brasil.

A Reforma Universitária de 1968 redefiniu o papel da universidade no país, passando de um sistema destinado especialmente à formação de profissionais para o mercado de trabalho para um novo modelo que associa ensino e pesquisa, no eixo da pós-graduação. Tal transformação proporcionou a formação avançada de recursos humanos e a geração de conhecimentos e tecnologias nacionais de alto nível.

Voltando mais um pouco no tempo, a partir de 1945 observa-se que, para alavancar o desenvolvimento do país, era necessário federalizar as universidades e instituições de ensino superior. O investimento na formação avançada de professores, a criação de órgãos de fomento e novas políticas de ensino, pesquisa e de incentivo à Ciência e Tecnologia foram alguns dos movimentos desse período. Foi o primeiro momento em que se expressou, de forma objetiva, no Brasil, uma política governamental voltada para o progresso científico e tecnológico.

Surge, assim, a institucionalização da pesquisa nas universidades, por meio da implantação de um parque de cursos de pós-graduação e da criação da infraestrutura para a execução dos trabalhos.

Nesse contexto, torna-se frequente, para os idealizadores de projetos acadêmicos e de pesquisa, a demanda de administrar os convênios para repasses de verbas e várias outras formas de destinação de recursos para as pesquisas, como acordos, contratos, auxílios e financiamentos de instituições e parceiros externos.

A Fundep nasceu, assim, a partir da necessidade da UFMG de obter suporte em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Com a mobilização de grupos de pesquisa dos Departamentos dos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e Ciências Exatas (ICEx) da Universidade, a Fundação teve seu estatuto aprovado pelo Conselho Universitário em 29 de novembro de 1974.

Sua finalidade, naquele momento, era a de proporcionar à UFMG mais agilidade e competitividade na captação de recursos junto às agências de fomento.

No dia 17 de fevereiro de 1975, a Fundep iniciou suas atividades. Entidade de direito privado, reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como Fundação de Apoio à Pesquisa, a Fundep é credenciada para prestar serviços à UFMG, visto que é sua instituição de origem.

Com o passar do tempo, a competência adquirida em gestão de projetos foi demandada por parceiros externos e, com a permissão nas legislações, a Fundep conquistou autorização para dar suporte também a outras Instituições de Ciências e Tecnologias.

Prêmio Fundep

O Prêmio Fundep é uma valorização ao mérito de professores, pesquisadores e funcionários em atividade na UFMG por suas contribuições ao avanço dos campos das ciências, das letras ou das artes e ao desenvolvimento dos três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Criado como uma homenagem aos dedicados profissionais que legitimam a UFMG como uma das melhores instituições de ensino superior com projeção nacional e internacional, já foi entregue a professores da Física, em reconhecimento a seus trabalhos:

  • 1990 – 4ª edição: Ramayana Gazzinelli, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (Área das Ciências Exatas, Informática e da Terra)
  • 1996 – 7ª edição: Francisco César de Sá Barreto, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (Área das Ciências Exatas e da Terra)
  • 1999 – 8ª edição: Antônio Sérgio Teixeira Pires, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (Área das Ciências Exatas e da Terra)

Os agraciados são escolhidos pela dedicação à vida acadêmica e científica e realização de obras de valor e contribuição em suas áreas de atuação. A premiação consiste em diploma alusivo e importância em moeda nacional para cada contemplado.

Com informações do site da Fundep.
  1975  /  UFMG  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *