Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Primeiros lotes de endereço IPv6 na UFMG

Primeiros lotes de endereço IPv6 na UFMG

A chegada dos lotes de endereço IPv6 na UFMG possibilitaram aumento no espaço de endereçamento e identificação de computadores em rede.

Os endereços IPv6 são uma versão do protocolo IPv4, que surgiu no inicio da década de 80. A importância dessa atualização está relacionada ao crescimento da internet e à disponibilidade de o IPv4 ter chegado ao fim dos seus 4,29 bilhões de IPs.

O formato IPv6 forma até 340 decilhões de combinações.

Os dois formatos deverão coexistir por até 20 anos, sendo que um computador conectado à internet pode ter endereços nos dois formatos simultaneamente.

A UFMG recebeu, em 2011, um lote de endereços do padrão IPv6 e as faixas foram alocadas para diversas escolas e órgãos. A utilização do novo padrão em larga escala demandará a troca dos roteadores, equipamentos que compõem a infraestrutura principal da Rede UFMG e são responsáveis pela interligação das redes dos diversos prédios.

Rede UFMG

Após a criação do LCC, em 1982, a UFMG logo se integrou à rede BitNet (Because It’s Time Network) que, juntamente com um computador IBM 3270, disponibilizado pelo LCC, permitia aos usuários trocar mensagens com instituições de pesquisa e universidade ao redor do globo.

A internet era uma tecnologia relativamente nova no início dos anos 1980 e somente o Departamento de Ciência da Computação (DC/UFMG) mantinha uma conexão, ainda que de baixa velocidade, com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Ainda assim, a possibilidade de conexão com instituições e pesquisadores de outros países foi um salto qualitativo gigantesco para a internacionalização das pesquisas.

Com informações do Boletim UFMG e do Centro de Computação.
  2011  /  UFMG  /  Atualizado Abril 1, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , , ,