Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Instalação do Mestrado em Física do Estado Sólido

Instalação do Mestrado em Física do Estado Sólido

A criação do Mestrado em Física do Estado Sólido está intimamente ligada às movimentações da Reforma Universitária e ao Novo Estatuto da Universidade, que precedeu a Reforma.

Sem uma infraestrutura de laboratório consistente e com poucos alunos e professores, a criação do Mestrado em Física parecia um movimento ousado, mas o professor Ramayana percebia sua urgência. Foi dele a concepção de uma linha de Física do Estado Sólido, que, à época, não necessitava de muitos recursos. Assim, foi dado o primeiro passo para o desenvolvimento da pesquisa na pós-graduação.

Professor Ramayana e o laboratório de Ressonância Magnética. Imagens do credenciamento do Mestrado em Física, década de 1960. Acervo da Biblioteca da Pós-graduação em Física.

A contribuição do Novo Estatuto da Universidade

Inspirado no modelo universitário norte-americano, o Estatuto alterava a organização administrativa e do ensino na Universidade por meio da extinção do regime de cátedras. Também instituía o vestibular, o sistema de créditos e a criação dos Institutos Centrais. Tais mudanças fortaleceriam a administração central e melhorariam a arrecadação de recursos.

Para o curso de Física, a criação do Instituto Central, um dos frutos do Novo Estatuto, foi decisiva para o desenvolvimento da pós-graduação.

Conforme conta o professor Ramayana Gazzinelli em depoimento ao Projeto Memória, negociações entre o então reitor Aluísio Pimenta e representantes da Fundação Rockefeller garantiram recursos parciais para o Instituto Central de Física que logo foi instalado, temporariamente, no IPR.

Na segunda metade da década de 1960, representantes da Fundação visitaram as dependências  do Instituto e tiveram acesso aos projetos em andamento, reconhecendo a latente necessidade de construção de laboratórios para a pesquisa de qualidade.

A estrutura que já existia nessas primeiras instalações vinha de negociações do professor Márcio Moreno Quintão, que articulou acordos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) enquanto a Física ainda fazia parte da Faculdade de Filosofia.

Os recursos foram direcionados à biblioteca, à compra de material de ensino e ao desenvolvimento de um laboratório de pesquisa, investimentos imprescindíveis para a criação do mestrado conforme idealizado por Ramayana Gazinelli.

A foto em destaque é um liquefator de nitrogênio, imagem que compõe o acervo fotográfico do credenciamento do Mestrado em Física na década de 1960. O acervo digital está na Biblioteca da Pós-graduação em Física.
  1966  /  Departamento de Física  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , , , ,