Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Retorno do professor Ramayana Gazzinelli

Retorno do professor Ramayana Gazzinelli

Foto: Acervo Biblioteca da Pós-graduação em Física

O retorno do professor Ramayana Gazzinelli, após concluir seu doutorado nos Estados Unidos, em 1964, é um marco importante da história do Departamento de Física. Ramayana foi o primeiro doutor em Física de Minas Gerais.

No depoimento abaixo, o professor relembra sua trajetória e os desafios de iniciar a pesquisa em Física na UFMG:

“Eu fiz o curso de especialização em Engenharia Nuclear, entre 1957 e 1958, logo depois de me formar em Engenharia. Mas meu sonho era mesmo fazer Física.

Quando eu fui para o exterior, em 1959, eu ‘cavei’ minha bolsa, eu mesmo fui atrás desse financiamento. Era uma bolsa muito pobre, muito pequenininha, mas eu consegui.

A bolsa era para a Universidade de Columbia, que era extremamente difícil, principalmente para alguém com minha formação. Eu tive que enfrentar, fui e consegui fazer o doutorado, afinal.

Fiquei nos Estados Unidos por quase cinco anos e voltei em 1964, logo depois do golpe militar. Continuei a atuar como professor assistente na Escola de Engenharia.

Veja como as coisas eram complicadas: eu voltei, em 1964, com doutorado em Física por uma das maiores universidades do mundo, mas isso não mudou em nada o meu grau de professor assistente. Eu continuei por mais dez anos como professor assistente porque a Universidade não tinha sistemas de promoção ou de concursos, nada.

Você tinha o professor assistente e o professor catedrático. Eu só fui mudar para o grau de professor catedrático em 1974, dez anos depois. Nesses dez anos, continuei no mesmo grau, como se eu não tivesse titulação nenhuma.

A gente precisava de uma reforma

Essa bolsa foi o que modificou minha vida. Muitos dos meus colegas não tiveram essa mesma oportunidade. Realmente, fez uma diferença na minha formação. Columbia era uma das melhores universidades e foi uma sorte imensa para mim, apesar de eu ter enfrentado uma grande dificuldade porque a minha formação não era adequada para os cursos que eu estava fazendo lá. Eu tive muita dificuldade”.

Fotos: Acervo Biblioteca da Pós-graduação em Física.
Clique nas fotos para ampliar.
  1964  /  Departamento de Física  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , ,