Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Criação do Departamento de Física

Criação do Departamento de Física

1963 é o ano que marca a criação do Departamento de Física, ainda na Faculdade de Filosofia, sob a chefia do professor Francisco de Assis Magalhães Gomes.

Esse fato foi seguido, em 1964, pela aprovação do Novo Estatuto da Universidade, que previa a fundação dos Institutos Centrais de Matemática, Física, Química, Biologia e Filosofia. Em 1968 foi criado o Instituto de Ciências Exatas (ICEx), englobando Física, Matemática e Química.

O Departamento de Física já celebra mais de 50 anos da instalação do Curso de Mestrado em Física e também mais de 40 anos da sua primeira defesa de tese de doutorado, da sua instalação nas atuais dependências, e da aquisição do seu primeiro equipamento de grande porte para pesquisa, um sistema para estudo de cristais por difração de raios X.

Ao longo de sua história, o Departamento de Física da UFMG desenvolveu diversos projetos científicos de grande porte, em redes nacionais interdisciplinares. Conta, atualmente, com laboratórios multiusuários em cristalografia, criogenia, prototipagem, fabricação e caracterização de nanodispositivos, que têm prestado serviços para a comunidade acadêmica e para empresas.

Além de sua importância histórica na definição dos níveis de excelência da pesquisa acadêmica na UFMG, o Departamento de Física tem tido importante papel de pioneirismo em diversas ações na Instituição, como na criação da sua incubadora de empresas e do seu Centro de Microscopia.

Com informações do site do ICEx.
  1963  /  Departamento de Física  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: ,