Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Instalação do Departamento de Física nas atuais dependências

Instalação do Departamento de Física nas atuais dependências

A instalação do Departamento de Física nas atuais dependências foi sendo realizada progressivamente entre os anos de 1976 e 1977, uma vez que o prédio que hoje abriga o Departamento não ficou pronto de uma só vez.

Uma das dificuldades enfrentadas à época da construção estava relacionada ao montante de Cr$5.000.000,00 recebidos pela UFMG como indenização pelo desvinculamento do IPR. À época, a inflação já era alta e o dinheiro demorou a ser enviado à Universidade. Quando a UFMG recebeu o investimento, seu valor para aquisição de materiais e execução da obra já não era suficiente. Como era de interesse da instituição consolidar o Departamento de Física com a construção do prédio, o investimento foi coberto pela Universidade, com recursos próprios.

Uma figura central em toda essa negociação foi, mais uma vez, o professor Ramayana Gazzinelli. Nos anos que antecederam a construção, foi feita uma pesquisa informal com os professores de dedicação integral do Departamento sobre como imaginavam o prédio, o que contribuiu para sua idealização na estrutura que conhecemos hoje.

Plantio de árvores em frente ao ICEx. Década de 1970. Foto: Acervo Biblioteca Pós-graduação em Física

1976  /  Departamento de Física  /  Atualizado Março 31, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , ,