Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Ensino de Física Experimental na Faculdade de Filosofia

Ensino de Física Experimental na Faculdade de Filosofia

Apesar de o curso de Física existir desde 1941 na Faculdade de Filosofia, a Física experimental só começou a ser ministrada a partir do ano de 1953.

Antes disso, somente estudantes dos cursos da Escola de Engenharia tinham acesso à formação com caráter mais pragmático, voltada para a formação profissional e o desenvolvimento de pesquisa.

O professor Márcio Quintão, que se formou na Faculdade de Filosofia, relembra esse período:

“A Faculdade de Filosofia, em 1951, ano em que eu entrei, ainda não tinha conseguido se aparelhar, no sentido amplo da palavra, para ser uma instituição no nível desejado.

Ao contrário das escolas mais antigas e tradicionais, que iam buscar recursos para seu orçamento junto ao MEC, a Faculdade de Filosofia não desfrutava desse prestígio. Disso resulta que o curso que fiz apresentava deficiências na formação.

Não havia um laboratório na Faculdade de Filosofia, mas amigos meus da Faculdade de Engenharia também se queixavam da estrutura lá. Inclusive minha amiga Beatriz Alvarenga, que se queixava que as aulas práticas consistiam em ver o professor fazer a experiência.

Ela contava que colocava os livros no chão e ficava atrás dos demais estudantes, subindo nos livros para poder enxergar. Mas eles tinham demonstrações experimentais na Engenharia que nós não tínhamos. Em todo o  meu curso, fui ao laboratório para fazer experiência na Escola de Engenharia duas vezes: uma para ver uma demonstração, e outra em que o instrumento que devíamos observar não funcionou”.

1953  /  Departamento de Física  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , , ,