Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Criação do curso de Física

Criação do curso de Física

O curso de graduação em Física nasceu em 1941, dentro da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais, um dos embriões do que hoje é a UFMG.

Na época, a Faculdade era ainda uma instituição particular e não fazia parte da Universidade de Minas Gerais (UMG). Dedicava-se também aos cursos de Letras, Educação e Ciências Básicas.

Nenhuma das instalações por onde passou a Faculdade de Filosofia proporcionava uma infraestrutura de qualidade para trabalhos experimentais em Física, então, o curso era voltado à formação de professores.

Até o curso ser transferido para o Edifício Acaiaca, não houve nenhum laboratório para demonstrações experimentais à disposição dos estudantes. Os alunos só tinham esse tipo de experiência na Escola de Engenharia, onde o material também era insuficiente.

Durante os anos em que a Física esteve no Edifício Acaiaca, o laboratório do curso consistia em uma pequena sala com um armário onde ficavam guardados os aparelhos. Com a chegada de apostilas vindas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que continham descrições de experiências realizadas na USP e no Instituto, foi possível desenvolver atividades mais práticas.

Em 1962, a Faculdade de Filosofia foi transferida para a Rua Carangola, no bairro Santo Antônio, onde dois laboratórios de boa qualidade foram disponibilizados para a Física. Tornou-se possível, então, desenvolver um ensino personalizado da prática.

Professor Márcio Quintão. Foto sem data do acervo da Biblioteca de Pós-graduação em Física.

Nesse período, houve a contratação de mecânicos para desenvolver equipamentos, que, até então, eram elaborados pelos próprios físicos da universidade, que não possuíam a formação necessária para o trabalho.

O professor Márcio Quintão (foto), atuando como professor auxiliar, foi responsável por redigir as notas e relatórios que ajudaram a construir a prática de laboratórios nessa época.

Imagem em destaque: Reunião para fundação da Faculdade de Filosofia, onde o curso de Física seria . À direita do professor Francisco Magalhães está Artur Versiani Veloso. Acervo Biblioteca Pós-graduação Física.
  1941  /  Departamento de Física  /  Atualizado Abril 1, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , ,

1 Comentário

1. Esse site é muito bom mesmo de muita qualidade. Abraço e sucesso