Painel Informativo
Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Fundação da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais

Fundação da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais

Fundada em 21 de abril de 1939, a Faculdade de Filosofia de Minas Gerais era a concretização do sonho de um grupo de intelectuais mineiros que militavam na vida cultural e política da cidade.

Reunião para fundação da Faculdade de Filosofia. À direita da foto está o professor Francisco Magalhães e ao seu lado está Artur Versiani Veloso. Foto: Acervo Pessoal / Reprodução Exposição Francisco Magalhães – Projeto República

O sonho era criar uma Faculdade voltada para aquilo que eles chamavam então de ”saber desinteressado”, ou seja, o desenvolvimento de um conhecimento científico básico que não estivesse estritamente ligado à formação profissional. No cenário nacional, a iniciativa somava-se ao projeto de Gustavo Capanema, Ministro da Educação, para a criação de faculdades de filosofia e ciências voltadas para a formação de docentes do ensino superior e pesquisadores.

A Faculdade teve uma presença marcante na vida intelectual, cultural e política de Belo Horizonte. Também percorreu a cidade fisicamente: em 1939, estava sediada na antiga Casa de Itália, à rua dos Tamoios. Depois, encontrou abrigo nas instalações do Instituto de Educação, quando o governo brasileiro rompeu relações com a Itália, durante a II Grande Guerra.

A primeira sede própria foi no edifício Acaiaca (foto em destaque), onde ocupou, por mais de uma década, quatro andares. No início da década de 1960, a Faculdade de Filosofia transferiu-se para o prédio da Rua Carangola, 288, no bairro Santo Antônio, cuja fachada foi tombada em 2014 como símbolo da resistência ao regime militar que se instalou no país em 1964.

Tropas policiais invadem o antigo prédio da Fafich, na rua Carangola, 1968. Fonte: Acervo Projeto República/UFMG.

Com informações do site da Fafich.
  1939  /  UFMG  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *