Painel Informativo
Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Criação da Universidade de Minas Gerais

Criação da Universidade de Minas Gerais

Em 1927 foi fundada a Universidade de Minas Gerais (UMG), instituição privada, subsidiada pelo Estado, a partir da fusão de quatro escolas de nível superior de Belo Horizonte: a Faculdade de Direito (1892), a Escola de Odontologia (1907), a Faculdade de Medicina (1911) e a Escola de Engenharia (1911).

A UMG permaneceu na esfera estadual até 1949, quando foi federalizada. À época da federalização, já estavam integradas à UFMG a Escola de Arquitetura e as faculdades de Filosofia e de Ciências Econômicas. Depois, como parte de sua expansão e diversificação, a Universidade incorporou e criou novas unidades e cursos. Surgiram então, sucessivamente, a Escola de Enfermagem (1950), a Escola de Veterinária (1961), o Conservatório Mineiro de Música (1962) e as escolas de Biblioteconomia (1962), Belas-Artes (1963) e Educação Física (1969).

Em 1968, a Reforma Universitária impôs profunda alteração à estrutura orgânica da UFMG. Desta reforma resultou o desdobramento da antiga Faculdade de Filosofia em várias faculdades e institutos. Surgiram, assim, a atual Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, o Instituto de Ciências Biológicas, o Instituto de Ciências Exatas e seus respectivos ciclos básicos, o Instituto de Geociências e as faculdades de Letras e de Educação.

Plano geral da Cidade Universitária (atual campus Pampulha) apresentado pelo engenheiro civil Eduardo Pederneiras em 8 de novembro de 1951. Imagem: Acervo DPFO / UFMG.

O nome atual – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – só foi adotado em 1965.

Na imagem em destaque, o quadro a óleo de Gentil Garcez retrata a fundação da UMG. A pintura foi produzida 25 anos depois da data de fundação, em 1952, para as comemorações do jubileu de prata da Universidade. A obra fica instalada no prédio da Biblioteca Universitária, no campus Pampulha.

Com informações do site da UFMG / Revista Diversa.
Créditos da foto em destaque: Foca Lisboa.
  1927  /  UFMG  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , ,

1 Comentário

  1. […] em 1946, formou-se Beatriz Alvarenga, a única engenheira civil da Universidade de Minas Gerais (UMG). Beatriz escreveu o mundialmente conhecido livro Curso de Física, que tem sido utilizado há […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *