Painel Informativo
Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Federalização da UMG

Federalização da UMG

A UMG permaneceu na esfera estadual até 1949, quando foi federalizada.

“A federalização da Universidade de Minas Gerais, em 1949, inaugurou nova etapa em sua trajetória. Novos cursos foram criados e outros se desdobraram. Nessa ocasião, às que já existiam anteriormente à criação da universidade haviam se acrescentado as faculdades de Arquitetura e de Filosofia, instaladas em 1930 e 1939, respectivamente” (PEREIRA, 2012, p. 37).

O  nome Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) só foi adotado em 1965.

Ainda na década de 40, foi incorporada ao patrimônio territorial da Universidade uma extensa área, na região da Pampulha, para a construção da Cidade Universitária.

Maquete das futuras instalações da Cidade Universitária na Pampulha. O professor Francisco Magalhães é o segundo, da esquerda para a direita. Foto: Acervo Exposição Francisco Magalhães – Projeto República.

Os primeiros prédios erguidos onde é hoje o campus Pampulha foram o do Instituto de Mecânica (atual Colégio Técnico) e o da Reitoria. O campus só começou a ser efetivamente ocupado pela comunidade universitária nos anos 60, com o início da construção dos prédios que hoje abrigam a maioria das unidades acadêmicas.

Referência: PEREIRA, Lígia Maria Leite. Fapemig 25 anos: história em pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
Com informações do site da UFMG.
  1949  /  UFMG  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *