Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Criação do IPR

Criação do IPR

Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes. Acervo Pessoal / Reprodução Exposição Francisco Magalhães – Projeto República.

O Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR), atual Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), foi fundado em 1952 por um grupo de professores da Escola de Engenharia da UFMG, liderados por Francisco de Assis Magalhães Gomes (foto).

Suas atividades iniciais incluíam a pesquisa de ocorrências minerais radioativos e estudos em física e química nuclear, metalurgia e materiais de interesse nuclear.

Seu reator de pesquisa TRIGA (Training Research Isotope General Atomic) Mark 1, dedicado à pesquisa, à produção de radioisótopos e ao treinamento de pessoal, foi inaugurado em 1960 (foto).

Poço do reator TRIGA, 1960. Fonte: Anuário da Escola de Engenharia da UFMG. Acervo Associação de ex-alunos da Escola de Engenharia da UFMG.

O IPR passou a integrar o Plano Nacional de Energia Nuclear em 1965, a partir da assinatura de convênio entre a UFMG e a CNEN.

Separado da UFMG e transferido para a Companhia Brasileira de Tecnologia Nuclear (CBTN) em 1972, agregou às suas finalidades o desenvolvimento da tecnologia nuclear.

Operação da mesa de controle do Reator TRIGA, 1973. Acervo Biblioteca CDTN.

Com informações do site do CDTN.

Confira a ata da criação do IPR, disponível aqui.
  1952  /  UFMG  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , ,