Você está aqui:   Home  /  UFMG  /  Desvinculação do IPR da UFMG

Desvinculação do IPR da UFMG

Em 1972, houve a desvinculação do IPR da UFMG, que passou a integrar a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A Universidade foi indenizada e os recursos foram utilizados para a construção do prédio do Departamento de Física, que depois seria incorporado ao ICEx.

Entrada das instalações da Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), em 2006. Foto: Wilkie Buzatti / Acervo Projeto República.

Um pouco da história…

Devido à falta de infraestrutura, o Departamento de Física funcionou por anos no Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR), que foi criado em 1952 pelo professor Francisco de Assis Magalhães Gomes.

Por ser uma entidade ligada ao desenvolvimento nuclear, o IPR foi visado pela ditadura militar e, em fevereiro de 1972, por meio de um decreto e sem consulta à universidade, o Instituto foi transferido à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), atual Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

O decreto garantia que haveria uma restituição financeira do patrimônio à Universidade, no valor de Cr$ 5.000.000,00. Esse montante permitiu a criação do prédio da Física, o mesmo onde hoje o Departamento está instalado.

O prédio foi construído com toda a infraestrutura necessária ao ensino prático e à pesquisa experimental em Física. O professor Ramayana Gazinelli, que já lecionava no Departamento de Física instalado no IPR, foi protagonista no processo de negociação do montante da indenização pela alienação do terreno da universidade, sendo também um dos responsáveis por pensar o projeto de construção do prédio com foco no futuro.

O prédio foi construído a partir de uma estrutura arquitetônica modular – parecida com blocos de brinquedo – e permitiu que outros blocos fossem acoplados na posterior expansão da estrutura para a formação do complexo do ICEx.

O prédio do ICEx. Foto: Reprodução Site Departamento de Física

1972  /  UFMG  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , ,