Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Instalação provisória do Departamento de Física no IPR

Instalação provisória do Departamento de Física no IPR

Diante da falta de infraestrutura adequada na Faculdade de Filosofia, em 1967, o Departamento de Física passou a funcionar, provisoriamente, nas dependências do Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR), que então pertencia à UFMG.

De acordo com o professor Marcio Quintão, o IPR era, originalmente, um órgão da Escola de Engenharia, unidade que construiu o prédio onde hoje existe o CDTN. Esse espaço foi cedido para o Departamento de Física porque havia alas não ocupadas no prédio. Segundo o professor, dificuldades orçamentais tinham impedido a ocupação total do prédio, que ficou subutilizado. Os professores vinculados ao Departamento de Física engajaram-se em negociações institucionais para que a Física pudesse ocupar essa ala subutilizada do IPR. O piso era de concreto, sem acabamento, uma ala que realmente aguardava uma oportunidade de utilização.

O Departamento de Física ocupou o prédio do IPR até 1976, quando o prédio da Física no campus Pampulha estava quase pronto e já podia receber parte da estrutura departamental.

1967  /  Departamento de Física  /  Atualizado Março 30, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , ,