Painel Informativo
Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Defesa da primeira dissertação de Mestrado em Física

Defesa da primeira dissertação de Mestrado em Física

A primeira dissertação de mestrado defendida na Física foi de autoria do professor Jésus de Oliveira, sob orientação de Ramayana Gazzinelli. O tema era crescimento de cristais.

Havia urgência, por parte do Departamento, na formação de novos doutores para consolidar a Pesquisa. Assim, os mestres recém-formados eram incentivados a buscar no exterior a formação no Doutorado.

À época, os interesses dos mestrandos eram difusos e incluíam temas da vanguarda internacional, como a Física de Partículas. Tais estudos foram desencorajados, uma vez que havia um diagnóstico das dificuldades da fragmentação do mestrado em muitas linhas distintas de pesquisa, com os poucos recursos existentes.

Diante desse quadro, a solução encontrada pelo professor Ramayana Gazzinelli foi estimular os discentes a trabalharem com estudos em física do estado sólido, o que gerou críticas ao professor. Mesmo com essas limitações, pouco a pouco, outros grupos de mestrandos foram se formando, mais equipamentos foram sendo adquiridos e, com os recursos aumentando, o Departamento de Física ganhou outras facetas de pesquisa.

Imagem em destaque: Professor Jésus de Oliveira em foto do acervo pessoal do professor Roberto Nogueira. Brasília, 1971.
  1967  /  Departamento de Física  /  Atualizado Abril 1, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *