Dissertação de Mestrado #694 – Renato Veloso Amaral Boaventura – 01/03/2023

Detecção do anticorpo IgG por infecção de SARS-COV2 através de biossensores de grafeno

Autor: Renato Veloso Amaral Boaventura

Banca Examinadora

Prof. Rodrigo Gribel Lacerda (Orientador)

DF/UFMG

Dra. Cintia Lima Pereira (Coorientadora)

Prof. Ubirajara Agero Batista

Prof. Jhonattan Córdoba Ramírez

Eng. Elétrica - UFMG

Profa. Livia Siman Gomes (Suplente)

DF/UFMG

Prof. Rodrigo Gribel Lacerda (Orientador)

DF/UFMG

Dra. Cintia Lima Pereira (Coorientadora)

Resumo do Trabalho

O principal objetivo deste trabalho foi desenvolver um método de detecção para a COVID-19, onde plataformas nanoestruturadas de grafeno e nanopartículas de ouro foram capazes de detectar o anticorpo produzido pela presença do novo coronavirus, denominado SARS-CoV2. Este vírus se mostrou altamente contagioso nos seres humanos, além de gerar hospitalizações e até mesmo óbitos. Por isso, é fundamental a realização de testes generalizados, que tenham elevado nível de sensibilidade e seletividade, afim de garantir o monitoramento e controle da propagação do vírus . Por essa razão, cientistas de todo o mundo vêm trabalhando no desenvolvimento de testes rápidos e precisos. Além dos exames tradicionais de detecção como PCR e ELISA, métodos de detecção de COVID-19 baseados em nanomateriais, estão sendo explorados. Um nanomaterial que se destacou é o grafeno, devido a suas propriedades elétricas e elevada razão entre área e volume, torna- se um excelente! detector de biomoléculas em sua superfície. Portanto, o presente trabalho apresenta uma plataforma nanoestruturada para diagnóstico da COVID-19, composta por dispositivos de grafeno e nanorods de ouro funcionalizados com proteína específica aos anticorpos do SARS-CoV2 (proteína N). Os testes para diagnósticos foram realizados em soro humano e apresentam 90% de taxa de acerto em relação aos métodos de detecção via PCR e ELISA.