Dissertação de Mestrado #692 – Rodrigo Silva Amorim – 09/02/2023

Desenvolvimento e caracterização de q-plates: geração de feixes helicoidais e vetoriais

Autor: Rodrigo Silva Amorim

Banca Examinadora

Prof. Carlos Henrique Monken (Orientador)

Prof. Luiz Gustavo de Oliveira Lopes Cançado

Prof. Leonardo Teixeira Neves

Dra. Larissa Vertchenko

Universidade Técnica da Dinamarca

Prof. Carlos Henrique Monken (Orientador)

Resumo do Trabalho

As q-plates são placas de onda capazes de transformar o estado de polarização e a frente de onda da luz. A orientação do eixo rápido de uma q-plate varia ao longo de sua seção transversal possibilitando a geração de feixes de luz com momento angular orbital e que possuem polarização não homogênea, os chamados feixes vetoriais. O objetivo desta dissertação é apresentar a caracterização de placas q-plates, fornecidas por colaboradores da Universidade Técnica da Dinamarca, constituídas de nano-pilares de silício amorfo, distribuídos periodicamente, no intuito de gerar o fenômeno de birrefringência de forma. Mostramos, teoricamente, os mecanismos de funcionamento das q-plates que permitem a geração de todos os feixes vetoriais presentes na esfera de Poincaré de ordem superior, uma representação geométrica que engloba os perfis espaciais e o estado de polarização desses tipos de feixes.
Visando caracterizar as placas produzidas, realizamos experimentos capazes de mostrar a geração dos feixes vetoriais e dos modos Laguerre-Gaussianos,conhecidos
por possuírem momento angular orbital. Para os feixes vetoriais, analisamos o perfil de intensidade do feixe após atravessar um polarizador. Foi possível notar que o perfil se altera, mostrando o caráter não homogêneo do estado de polarização. No caso dos feixes com momento angular orbital, suas frentes de onda apresentam uma forma helicoidal, por isso usamos um interferômetro de Mach-Zhender para fazer sua análise. Na saída do interferômetro, obtivemos um padrão de interferência em formato de pétalas, característicos dos feixes helicoidais. Com isso, concluímos que as q-plates fabricadas conseguem gerar as transformações previstas teoricamente.

Topic: Defesa de Dissertação – Rodrigo Silva
Time: Feb 9, 2023 01:00 PM Sao Paulo