Dissertação de Mestrado #687 – Bárbara Silva Castelões – 02/11/2022

Análise dos processos de ejeção de matéria no aglomerado jovem NGC 6530

Autor: Bárbara Silva Castelões

Banca Examinadora

Profa. Sílvia Helena Paixão Alencar (Orientadora)

DF/UFMG

Dra. Pauline Telles McGinnis Guimarães (Coorientadora)

Dublin Institute of Advanced Studies

Prof. Gabriel Armando Pellegatti Franco

Prof. Wagner José Corradi Barbosa

Dra. Alana Paixão de Sousa

Université Grenoble Alpes

Profa. Sílvia Helena Paixão Alencar (Orientadora)

DF/UFMG

Dra. Pauline Telles McGinnis Guimarães (Coorientadora)

Dublin Institute of Advanced Studies

Resumo do Trabalho

Neste trabalho, foram analisados os processos de ejeção de matéria em estrelas jovens no aglomerado aberto NGC 6530, com idade em torno de 1-2 Manos, localizado a uma distância de 1325 pc do Sol. O estudo da ejeção de matéria – jatos e ventos – em sistemas jovens nos fornece informações importantes sobre a evolução desses sistemas e dos meios nos quais eles estão inseridos, assim como informações sobre a dispersão de discos protoplanetários e sua influência na formação de planetesimais. Para analisar os processos de ejeção de matéria em estrelas T Tauri Clássicas e estrelas Ae/Be de Herbig (estrelas jovens de baixa massa e massa intermediária, respectivamente, que são cercadas por discos circum-estelares a partir dos quais acretam matéria) é comum utilizar linhas proibidas em emissão, sendo a linha de [OI] 6300 Å um dos traçadores mais utilizados. Foram observadas 275 estrelas na direção de NGC 6530 com o espectrógrafo multi-objetos FLAMES, do telescópio VLT do ESO, em quatro datas de observação nos meses de agosto e setembro de 2017. Todas as estrelas da amostra passaram pelos processos de descontaminação por linhas telúricas, assim como a descontaminação pela emissão nebular, quando julgou-se necessário. Das 275 estrelas, 217 foram consideradas membros de NGC 6530 após uma análise de pertencimento ao aglomerado feita associando valores de movimento próprio e paralaxe obtidos da literatura com a correlação cruzada entre as estrelas de nossas observações e listas de membros de trabalhos recentes da literatura. Dentre as 217 estrelas consideradas membros, 123 foram classificadas como ETTCs ou estrelas Ae/Be de Herbig (ou candidatas). Todas as ETTCs tiveram a contribuição fotosférica de seus espectros removida. No total, foi detectada emissão na linha de oxigênio em 13 espectros, uma estrela Be de Herbig e 12 ETTCs, ou cerca de 10\% da amostra de 123 objetos. Fizemos a decomposição gaussiana e a subsequente classificação das diferentes componentes de velocidade da linha de [OI] 6300 Å identificadas em cada um dos perfis de linha com base nas classificações recentemente propostas na literatura. Confirmamos velocidades radiais encontradas na literatura e as estimamos a partir de espectros sintéticos quando necessário. Calculamos a largura equivalente (EW) das componentes e a EW total da linha de [OI] 6300 Å. Calculamos a luminosidade total da linha de [OI] 6300 Å e a luminosidade de cada componente, assim como a luminosidade da linha de Hα para todos os objetos entre as 13 detecções em que foi identificado o valor de EW da linha de Hα na literatura. Procuramos correlações entre as luminosidades da linha de [OI] 6300 Å e luminosidade de acreção (Lacc), com a associação dos dados aqui obtidos a dados de luminosidades disponíveis na literatura e vimos que os dados deste trabalho são coerentes com as correlações identificadas por outros autores. Identificamos correlações positivas entre as luminosidades de todas as componentes da linha de [OI] 6300 Å e a Lacc. Buscamos correlações entre os parâmetros cinemáticos das componentes da linha de [OI] 6300 Å e a Lacc mas não foram identificadas correlações significativas, possivelmente pela pequena faixa de valores de luminosidade disponíveis e pela resolução espectral dos dados utilizados.

Tópico: Defesa de Dissertação – Bárbara Silva Castelões

Hora: 2 nov. 2022 09:00 da manhã São Paulo