Dissertação de Mestrado #680 – José Maria Caquito Júnior – 22/07/2022

Método de elementos finitos aplicado à microscopia de desfocalização

Autor: José Maria Caquito Júnior

Banca Examinadora

Prof. Ubirajara Agero Batista (Orientador)

DF/UFMG

Profa. Lívia Siman Gomes (Coorientadora)

DF/UFMG

Prof. Gerald Weber

– DF/UFMG

Prof. Leandro Malard Moreira

DF/UFMG

Orientação

Prof. Ubirajara Agero Batista (Orientador)

DF/UFMG

Profa. Lívia Siman Gomes (Coorientadora)

DF/UFMG

Resumo do Trabalho

A microscopia de desfocalização é uma técnica que vem sendo empregada no Laboratório de Física de Sistemas Biológicos da UFMG para caracterizar objetos transparentes, como células e guias de onda. Através dela podemos obter parâmetros morfológicos e biomecânicos de células vivas utilizando apenas um microscópio óptico operando em campo claro. A partir de duas imagens desfocalizadas, é possível realizar a reconstrução 3D da amostra por meio da resolução de duas equações diferenciais. Apesar de bastante conveniente para o estudo de amostras biológicas, a aplicação da técnica é limitada pelo custo computacional para a análise dos dados. Este trabalho teve como objetivo encontrar uma maneira mais eficiente para realizar a reconstrução 3D. Para isso, desenvolvemos programas em Python que recebem duas imagens desfocalizadas como entrada e retornam a espessura e assimetria da célula. Para o cálculo da assimetria, a parte mais demorada do processo, o!
s programas utilizam o método de elementos finitos por meio da plataforma Fenics. Realizamos testes para três situações diferentes: reconstrução de objetos de fase de formato conhecido, reconstrução de uma hemácia e a reconstrução de um cardiomiócito. Para os dois primeiros casos pudemos comparar os resultados obtidos aqui com aqueles obtidos pelos métodos que já haviam sido estabelecidos em trabalhos anteriores. O principal resultado deste trabalho foi a diminuição substancial no tempo necessário para realizar a reconstrução. Os novos programas demoram cerca de 10s para realizar a reconstrução de células partindo de imagens com 128×128 pixels enquanto, para a metodologia anterior a este trabalho, o processo demorava cerca 7200s em hardware similar. Por fim, conseguimos realizar a reconstrução de um cardiomiócito, uma célula consideravelmente maior, também em cerca de 10s. Esses resultados indicam que o método de elementos finitos é uma boa alte!
rnativa para o cálculo da assimetria, retornando resultados rapidamente mesmo para imagens com resolução mais alta. Esses resultados abrem perspectivas para o uso da microscopia de desfocalização para o estudo de processos celulares dinâmicos.

Topic: Defesa de Dissertação – José Caquito
Time: Jul 22, 2022 09:00 AM Sao Paulo

Join Zoom Meeting
https://us02web.zoom.us/j/83440602054?pwd=dUZEVFI2eE9TY1g2MmczWjg1Nzc1dz09

Meeting ID: 834 4060 2054
Passcode: 258913