Dissertação de Mestrado #673 – Patrick Matheus Ramos Lima – 15/03/2022

Circuito fotônico para teste de desigualdades de não-contextualidade via medidas sequenciais

Autor: Patrick Matheus Ramos Lima

Banca Examinadora

Prof. Sebastião José Nascimento de Pádua (Orientador)

Prof. Leonardo Teixeira Neves

Prof. Pablo Lima Saldanha

DF/UFMG

Prof. Sebastião José Nascimento de Pádua (Orientador)

Resumo do Trabalho

Neste trabalho desenvolvemos os detalhes de propostas experimentais para a verificação de desigualdades de não-contextualidade em qutrits através de medidas sequenciais utilizando circuitos fotônicos como plataforma física para implementação dos estados e observáveis. Inicialmente foi realizada uma introdução ao conceito de Contextualidade Quântica e a relevância das desigualdades de não contextualidade, explicitamos os detalhes da realização de medidas sequenciais e o motivo das mesmas terem sido escolhidas como método experimental bem como os detalhes da escolha de circuitos fotônicos como plataforma física para realização dos experimentos. Por fim, obtivemos os desenhos dos circuitos fotônicos, e seus respectivos parâmetros experimentais, capazes de realizar testes de Contextualidade através da observação de desigualdades dependente e independente de estado em sistemas de três níveis.

Tópico: Defesa de Dissertação – Patrick Matheus Ramos Lima
Hora: 15 mar. 2022 09:00 da manhã São Paulo