Dissertação de Mestrado #653 – Bernardo Pereira Lima Ferreira – 23/03/2021

Asterossismologia usando dados do TESS de doze gigantes vermelhas com exoplanetas confirmados

Autor: Bernardo Pereira Lima Ferreira

Banca Examinadora

Profa. Maria Cristina de Assis Rabello Soares (Orientadora)

DF/UFMG

Prof. Wagner José Corradi Barbosa

DF/UFMG

Prof. Luiz Themystokliz Sanctos Mendes

DEE/UFMG

Orientação

Profa. Maria Cristina de Assis Rabello Soares (Orientadora)

DF/UFMG

Resumo do Trabalho

 O objetivo deste trabalho é caracterizar usando asterossismologia estrelas com exoplanetas que apresentam oscilações do tipo solar observadas pela missão TESS, obtendo suas massas, raios e idades com bastante precisão. Para isso desenvolvemos e adaptamos metodologias estabelecidas na literatura científica para a extração das propriedades sísmicas globais e, a partir delas, obter os parâmetros estelares. Estes parâmetros são necessários para determinar a massa, o raio e a idade dos planetas, bem como seus parâmetros orbitais. Nós analisamos 12 gigantes vermelhas com exoplanetas conhecidos. Para nove delas, esta é a primeira caracterização precisa de seus parâmetros estelares usando asterossismologia.
Primeiramente nós medimos a grande separação, um dos dois parâmetros sísmicos comumente usados nesse tipo de análise, a partir de dois métodos. O primeiro consiste em ajustar um conjunto de filtros do tipo pente de Dirac aos picos de oscilação do espectro da curva de luz. O segundo consiste em calcular o espectro do espectro usando uma janela móvel de largura variável e identificando o excesso de potência. Em seguida, determinamos a outra propriedade sísmica, a frequência de maior potência, suavizando fortemente o espectro para ajustar o envelope das oscilações, de onde essa grandeza pode ser determinada. Finalmente, para encontrar os parâmetros estelares usamos uma análise de modelagem baseada em grade de modelos de evolução estelar, na qual comparamos os dois parâmetros sísmicos determinados neste trabalho, juntamente com a temperatura efetiva, metalicidade [Fe/H] e luminosidade obtidas da literatura científica, com modelos de estrutura e evolução!
estelar. Os resultados para as massas, idades e principalmente para os raios são consideravelmente mais precisos que outros métodos. Além disso, as massas são sistematicamente menores e as idades, maiores que as encontradas em análises espectroscópicas.

Tópico: Defesa de dissertação – Bernardo Pereira Lima Ferreira
Hora: 23 mar. 2021 09:00 da manhã São Paulo

Entrar na reunião Zoom
https://zoom.us/j/91239783783?pwd=aW9XY2pDWW5BSDEvQ1pxVDJOcWhQZz09

ID da reunião: 912 3978 3783
Senha de acesso: 622054