Defesa de Tese de Doutorado #431 – Tamíris Roberta Calixto – 25/07/2024

Uma Nova Abordagem para Experimentos com Luz Comprimida: Explicações Sem Estados Comprimidos e Sem Emaranhamento em Dois Modos

Autor: Tamíris Roberta Calixto

Banca Examinadora

Prof. Pablo Lima Saldanha (Orientador)

DF/UFMG

Prof. Carlos Henrique Monken

DF/UFMG

Prof. Raphael Campos Drumond

DM/UFMG

Profa. Nadja Kolb Bernardes

DF/UFPE

Prof. Arturo Lezama

Universidad de la República, Uruguai

Prof. Leonardo Antônio Mendes de Souza (Suplente)

DPF/UFV

Orientação

Prof. Pablo Lima Saldanha (Orientador)

DF/UFMG

Resumo do Trabalho

Embora o estado quântico de um campo laser seja geralmente tratado como um estado coerente na óptica quântica, a fase absoluta desconhecida do laser permite representá-lo como uma mistura estatística de estados coerentes com fases aleatórias, equivalente a uma mistura de estados de Fock. Utilizando essa perspectiva, mostramos que ao empregar um estado de Fock para o laser, somos capazes de gerar previsões experimentais consistentes com aquelas obtidas assumindo um estado coerente, mas com explicações físicas distintas. Aplicamos esses conceitos a experimentos de luz comprimida em um e dois modos, demonstrando que os resultados experimentais típicos também podem ser previstos considerando o campo laser em um estado de Fock ou em uma mistura de estados de Fock e concluímos que, além de nenhum estado comprimido ser produzido, no caso de experimentos de estados de vácuo comprimido em dois modos, não há emaranhamento entre os modos de feixe “gêmeos” de sinal e idler.
Fornecemos uma explicação física geral para a redução de ruído nos experimentos, utilizando o conceito de distribuição de probabilidade de fase relativa, proposta inicialmente por Luis e Sánchez-Soto [Phys. Rev. A, 53:495–501, 1996], sendo que generalizamos a distribuição de fase relativa de dois modos proposta por Luis e Sánchez-Soto para tratar quatro modos ópticos: sinal, idler e dois osciladores locais. A explicação física se baseia em uma melhor definição de relação de fase, seja entre o campo sinal e o campo utilizado como oscilador local para o caso de experimentos de vácuo comprimido em um modo, seja na relação entre os quatro modos ópticos envolvido no caso de experimentos de estados de vácuo comprimido em dois modos: sinal, idler e dois osciladores locais.

Tópico: Defesa de Tese – Tamíris Roberta Calixto
Horário: 25 jul. 2024 09:00 da manhã São Paulo

Entrar Zoom Reunião
https://us06web.zoom.us/j/81971656134?pwd=ZYjFhaGbYCT4dcdxCeVnc07P7d1MJr.1

ID da reunião: 819 7165 6134
Senha: 316155