Tese de Doutorado #369 – Bárbara Elza Nogueira de Faria – 29/06/2020

Hyperspectral imaging and time-resolved spectroscopy of photoexcited processes in biomolecules

Autor: Bárbara Elza Nogueira de Faria

Banca Examinadora

Profa. Ana Maria de Paula (Orientadora)

Prof. Luiz Alberto Cury

Prof. Ubirajara Agero Batista

Prof. Ricardo Rego Bordalo Correia

Instituto de Física/UFRGS

Prof. Lino Misoguti

Instituto de Física/USP-São Carlos

Profa. Ana Maria de Paula (Orientadora)

Prof. Cristian Manzoni

Politecnico di Milano

Resumo do Trabalho

Este trabalho tem como principais focos o estudo de fenômenos ultra-rápidos em biomoléculas e o desenvolvimento de montagens ópticas para imageamento hiperespectral. Parte do projeto foi desenvolvido em colaboração com a Universidade Politecnico di Milano, durante estágio Doutorado Sanduíche. Para o estudo dos fenômenos ultra-rápidos, utilizou-se principalmente de medidas do tipo excitação e prova (do inglês pump-probe) e de simulações computacionais por primeiros princípios para compreender os fenômenos fotoquímicos e fotofísicos de três aminoácidos aromáticos: triptofano, tirosina e fenilalanina. Os resultados obtidos demonstraram tempos ultra-rápidos de transferência de elétrons dos estados singletos para os tripletos e a formação de fotoprodutos. Complementamos os estudos de fotoexcitação dos aminoácidos com medidas de absorção linear e fotoluminescência. Em paralelo, desenvolvemos duas montagens ópticas para a obtenção de imagens hiperespectrais utilizando interferômetro baseado em birrefringência. Ambas são capazes de obter imagens do objeto de interesse que contém além da informação espacial, a informação espectral emitida pelo objeto contida em cada ponto da imagem. Uma montagem foi projetada para aplicações macro e a outra para aplicações microscópicas. A novidade da técnica está no modo de aquisição das imagens, que se baseia num dispositivo interferométrico birrefringente, o TWINS (do inglês: Translating-Wedge-based Identical pulses eNcoding System). O TWINS foi utilizado para gerar duas réplicas da informação espectral emitida pelo objeto (a reflexão ou fotoluminescência, por exemplo), uma atrasada em relação a outra, bem como o padrão de interferência gerado pela combinação dessas devido a este atraso controlado, que é detectado por uma câmera. Após computarmos a transformada de Fourier do interferograma, obtemos acesso ao espectro ponto a ponto na imagem. Na câmera hiperespectral, projetada para aplicações macroscópicas, exploramos sua aplicação principalmente em arte e conservação. Já com o microscópio hiperespectral, exploramos principalmente sua aplicação em sistemas de tecidos biológicos.