Dissertação de Mestrado #744 – Matheus Aleluia Rodrigues – 19/12/2024
"Os efeitos da anisotropia e focalização nos estados gerados pela conversão paramétrica descendente e seu grau de emaranhamento"
Autor: Matheus Aleluia Rodrigues
Banca Examinadora
Prof. Leonardo Teixeira Neves
DF - UFMG
Prof. Olavo Cosme da Silva
ICT - UFVJM
Dr. Raul Côrrea Silva
DF/UFMG
Orientação
Prof. Carlos Henrique Monken
DF/UFMG
Prof. Alexandre Gutenberg da Costa Moura
ICT - UFVJM
Resumo do Trabalho
A Mecânica Quântica, uma das maiores revoluções científicas, desafiou o determinismo clássico com sua descrição probabilística dos fenômenos naturais. Embora sua interpretação e alcance tenham gerado intensos debates, como o célebre embate entre Einstein e Bohr, ela se consolidou como uma ferramenta essencial para a compreensão de fenômenos aparentes em Óptica Quântica, como as correlações quânticas. Neste contexto, a interação entre luz e matéria oferece uma plataforma rica para estudar sistemas quânticos, especialmente com os avanços proporcionados pela invenção dos lasers nos anos 1960. Este trabalho foca exclusivamente na Conversão Paramétrica Descendente (CPD), um processo onde feixes eletromagnéticos propagam-se em cristais anisotrópicos, gerando pares de fótons emaranhados em variáveis discretas e continuas. Em conjunto com a descrição matemática fornecida pela Óptica de Fourier é possível descrever os campos
eletromagnéticos geradores e os resultantes como superposições de ondas planas, considerando as polarizações presentes: ordinária e extraordinária. A CPD, amplamente utilizada para gerar estados emaranhados, permite investigar como tal interação acontece e como o surgimento dos feixes são afetados pela anisotropia do meio, e também avaliar o grau de emaranhamento presente nestes sistemas perante três métodos diferentes.