Objetivo do Programa
O objetivo do nosso programa é fazer avançar o conhecimento e educar alunos em ciências físicas, gerando as bases para avanços científicos e tecnológicos e de outras disciplinas acadêmicas que melhor sirvam à nação e ao mundo no século 21, visando ser reconhecido internacionalmente como centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão em ciências físicas, e nacionalmente como referência em gestão e conduta ética.
Histórico do Programa de Pós-Graduação em Física da UFMG
A pesquisa em Física na Universidade Federal de Minas Gerais iniciou-se, oficialmente, em 1957, com a criação da Pós-Graduação em Engenharia Nuclear no Instituto de Pesquisas Radioativas da Escola de Engenharia (IPR). O Departamento de Física da UFMG foi criado somente em 1963, sendo então parte da Faculdade de Filosofia. As atividades do Departamento no início se limitavam ao ensino de Graduação em cursos da Faculdade de Filosofia. No entanto, era geral o desejo de transformar o Departamento em centro de ensino e pesquisa em Física. A criação do curso de Mestrado na área de Física do Estado Sólido em 1966 marcou o início das atividades de Pós-Graduação em Física na UFMG. Em 1969, com auxílio concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi possível a instalação do primeiro laboratório de pesquisa. Na década de 60, mudanças profundas na estrutura acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais levaram à criação, em 1968, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), englobando os Departamentos de Física, Matemática e Química. O Mestrado em Física recebeu seu credenciamento em 1968. O Doutorado em Física foi implantado em 1970 e credenciado em 1974. O Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Física da UFMG é composto atualmente por 60% de pesquisadores experimentais, 30% de pesquisadores teóricos e 10% de astrofísicos.
Informações históricas mais detalhadas e dados recentes sobre a produção intelectual do Programa de Pós-Graduação em Física da UFMG encontram-se disponíveis na Plataforma Sucupira.