Defesa de Tese de Doutorado #437 – Luis Elvis Cano Fernandez – 13/12/2024

"Study of Microcavity-Quantum Dot Interactions: From Weak to Strong Coupling, Incoherent Pumping, and Magnetic Field Effects"

Autor: Luis Elvis Cano Fernandez

Banca Examinadora

Profa. Simone Silva Alexandre

DF/UFMG

Prof. Sebastião José Nascimento de Pádua

DF/UFMG

Prof. Guilherme Monteiro Torelly

Departamento de Engenharia Elétrica PUC/RJ

Profa. Liliana Sanz de La Torre

Instituto de Física /UFU

Orientação

Prof. Paulo Sérgio Soares Guimarães

DF/UFMG

Prof. José Maria Villas-Bôas

Instituto de Física/UFU

Resumo do Trabalho

A interação entre luz e matéria em sistemas quânticos abertos atraiu uma atenção significativa nas últimas décadas devido à sua importância no desenvolvimento de tecnologias quânticas emergentes, como a computação quântica e as comunicações ópticas. Nesse contexto, sistemas de microcavidades acoplados a pontos quânticos e nanostruturas têm sido objeto de extensos estudos teóricos e experimentais devido à sua capacidade de controlar e manipular fenômenos quânticos fundamentais. Este trabalho reúne três estudos de pesquisa que, embora abordem diferentes aspectos das interações luz-matéria, compartilham um interesse comum em explorar os efeitos do bombeio incoerente e dos processos de decoerência nas propriedades ópticas de sistemas quânticos abertos.

O primeiro estudo foca no efeito do bombeio incoerente de excitons sobre a retificação óptica de uma nanostrutura que interage com um campo óptico clássico monocromático.Usando uma equação mestra de Born-Markov na forma de Lindblad, a emissão espontânea, o desfasamento e o bombeio incoerente são incluídos na análise. Uma expressão analítica é derivada para descrever a retificação óptica em função da taxa de bombeio incoerente, mostrando como o sistema transita entre os regimes de bombeio fraco e forte.

O segundo trabalho examina o comportamento do espectro de fotoluminescência de um ponto quântico dentro de uma microcavidade semicondutora, sob a influência de um campo magnético externo. O sistema é modelado numericamente usando uma equação mestra na forma de Lindblad para capturar os efeitos da emissão espontânea, das perdas através dos espelhos da cavidade e do defasamento. Este trabalho revela a transição do regime de acoplamento forte para o regime da emissão desacoplada à medida que o campo magnético aumenta, com a linha σ− no espectro desacoplando-se mais rapidamente.

O terceiro estudo investiga teoricamente os espectros de potência em um sistema de microcavidade-ponto quântico sob bombeio incoerente de fótons e excitons. Dois modelos diferentes são examinados, relacionando as taxas de perdas da cavidade e o bombeio, e são analisadas as transições entre os regimes de acoplamento forte e fraco em diferentes intensidades de bombeio. Apesar das diferenças entre os modelos, ambos preveem uma sequência de transições entre acoplamento fraco e forte à medida que o bombeio aumenta, um fenômeno que ainda não foi observado experimentalmente.

Embora esses três trabalhos abordem diferentes aspectos e sistemas quânticos, todos compartilham o objetivo comum de entender como o bombeio incoerente e os processos de de coerência afetam as propriedades ópticas e os regimes de acoplamento de sistemas quânticos abertos. Esses estudos não apenas fornecem novos insights teóricos, mas também oferecem previsões que podem orientar futuros experimentos no campo da óptica quântica e das nanocavidades.

Tópico: Defesa de Tese de Doutorado #437 – Luis Elvis Cano Fernandez
Horário: 13 dez. 2024 02:00 da tarde São Paulo

Entrar Zoom Reunião
https://zoom.us/j/92532883434?pwd=ik320GhqegD4Z7MLAQNVb85bjEbsdp.1

ID da reunião: 925 3288 3434
Senha: 067148