Dissertação de Mestrado #682 – Pedro Henrique Ferreira de Britto Braz – 18/08/2022

Espectroscopia das Estrelas Jovens HD 141569, HD 144432, HD 163296 e o Aglomerado Aberto NGC 1981

Autor: Pedro Henrique Ferreira de Britto Braz

Banca Examinadora

Prof. Wagner José Corradi Barbos (Orientador)

DF/UFMG

Prof. Orlando José Katime Santrich (Coorientador)

DCET/UESC

Profa. Silvia Helena Paixão Alencar

Prof. Mateus de Souza Angelo

CEFET/MG

Prof. Francisco Ferreira de Souza Maia (Suplente)

IF/UFRJ

Prof. Wagner José Corradi Barbos (Orientador)

DF/UFMG

Prof. Orlando José Katime Santrich (Coorientador)

DCET/UESC

Resumo do Trabalho

Estrelas nascem dentro de nuvens moleculares que, a partir de sua fragmentação e colapso gravitacional, podem formar estrelas isoladas, associações ou aglomerados estelares. Para entender com detalhes a formação de estrelas de massa intermediária um estudo dos mecanismos de acreção e ejeção de massa se faz necessário. Da mesma forma, a caracterização de um aglomerado aberto jovem fornece informações sobre o disco e os braços das galáxias. Foram investigados as estrelas Ae/Be de Herbig HD 141569, HD 144432 e HD 163296 e o aglomerado aberto NGC 1981.
A partir da espectroscopia de alta resolução foram determinados os parâmetros fotosféricos das estrelas Ae/Be de Herbig e um estudo dos mecanismos de acreção/ejeção de matéria foi feito através da variabilidade das componentes circunstelares e das matrizes de correlação. Para caracterizar NGC 1981 foi necessário também obter os parâmetros de NGC 1977. Para isso, os dados astrométricos e fotométricos do GAIA DR2 e EDR3 foram usados a partir do método de descontaminação astrométrica e de ajuste de isócronas. Foram usados também espectro de média resolução para a análise de velocidade radial de NGC 1981.