Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Inauguração da coleção de Obras Especiais da Biblioteca

Inauguração da coleção de Obras Especiais da Biblioteca

Em 2008, através de projeto específico elaborado em parceria com a bibliotecária Paloma Fernandes Figueiredo, e em colaboração com docentes do Departamento de Física, a Biblioteca identificou em seu acervo um elenco de obras especiais.

Selecionadas a partir dos critérios de raridade da literatura especializada adaptados às características locais, o acervo possui cerca de 90 exemplares, bem preservados. Inclui edições originais da Enciclopédia Britânica e coletâneas de artigos de Einstein, entre outras obras fundamentais da Física.

Além da descrição catalográfica das obras, a ação possibilitou ainda a realização de exposição em que foram fisicamente apresentados ao público os títulos de relevância para a área.

Em parceria com o setor de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária, que realizou avaliação in loco das condições físicas dos títulos, foi detectada a necessidade de elaboração de projeto de restauro e conservação do material, para garantir ampliação do tempo de vida útil das históricas publicações, algumas datadas do século XIX.

O crescimento dessa coleção vem ocorrendo a partir de doações de particulares. Confira abaixo fotos do Acervo da Biblioteca de Pós-graduação em Física. Clique para ampliar.

Referência: SILVA, Shirley Maciel da. Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira: Trajetórias. Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2017. 243p.
  2008  /  Departamento de Física  /  Atualizado Março 31, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , ,