Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Nomeação da Biblioteca em homenagem ao Professor Manoel Lopes de Siqueira

Nomeação da Biblioteca em homenagem ao Professor Manoel Lopes de Siqueira

Em 2007, a Biblioteca da Pós-graduação em Física foi nomeada em homenagem ao Professor Manoel Lopes de Siqueira, que chefiou o Departamento de Física por duas vezes, nas décadas de 70 e 80, e contribuiu para a formação do acervo e da infraestrutura.

Nascido em Esmeraldas, MG, em 3 de agosto de 1934, Manoel cursou o secundário entre os anos de 1946 e 1952 em escolas de Belo Horizonte (Ginásios Getúlio Vargas, Presidente Roosevelt e Colégio Loyola). Ingressou no curso de Engenharia Civil da escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais em 1953.

Concluindo a graduação em 1957, cursou a especialização em Engenharia Nuclear na Escola de Engenharia da UFMG, no período de 1961 a 1962. Doutorou-se em Física, no ano de 1968, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP).

Como professor e pesquisador, orientou dez estudantes de pós-graduação e publicou mais de 40 artigos científicos. Chefiou o Departamento em 1976 e 1977, ocasião em que foi criado o serviço de documentação. Foi Diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), de outubro de 1978 a julho de 1982.

Participou ativamente da vida acadêmica do ICEx e foi um dos fundadores do Laboratório de Computação Científica (LCC) da UFMG, sendo seu diretor por quatro mandatos consecutivos, de abril de 1983 a maio de 1991. Faleceu em 21 de fevereiro de 2005.

Denotando reconhecimento, sua memória foi preservada por seus pares, dentre outras iniciativas, com o gesto da realização de evento em homenagem póstuma, que culminou com seu nome atribuído à biblioteca, tendo presença da família e, em particular seu filho, José Lopes de Siqueira Neto, docente do Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFMG).

Foto: Acervo Biblioteca da Pós-graduação em Física.

Referência: SILVA, Shirley Maciel da. Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira: Trajetórias. Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2017. 243p.
  2007  /  Departamento de Física  /  Atualizado Abril 4, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , ,