Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Implantação do curso noturno de Licenciatura em Física

Implantação do curso noturno de Licenciatura em Física

A partir de 1994, graças aos estudos sobre número de vagas e estrutura dos cursos, a UFMG pôde abrir diversos cursos noturnos, fortalecendo o processo de democratização do acesso ao ensino.

Além dos cinco já existentes – Administração, Ciências Contábeis, Geografia, História e Pedagogia -, foram criados horários noturnos para Ciências Biológicas, Engenharia Mecânica, Física, Química e Matemática. Juntas, as novas opções representaram mais 130 vagas na Universidade.

Os cursos na modalidade licenciatura foram oferecidos considerando a necessidade de se formar professores nessas áreas.

Licenciatura em Física

Na licenciatura, além de o estudante ter que cursar mais disciplinas da Física, também há oferta de disciplinas pedagógicas e prática de ensino, com estágio.

Desde 1994, a licenciatura é ofertada apenas no horário noturno, e o bacharelado, apenas no diurno, com 30 vagas em cada.

O currículo da licenciatura foi formulado com foco na formação específica para professores de Física para o Ensino Médio. Assim, as disciplinas pedagógicas e de prática de ensino não foram colocadas somente no final do curso, com aumento do leque de optativas ofertadas.

Essa mudança curricular, junto com a introdução do curso noturno exclusivamente nessa modalidade, fez com que se formassem mais alunos na licenciatura em Física de 1998 até 2006 do que nos 28 anos anteriores (de 1969 a 1997).

Com informações do site do Depto. de Física.
Ver também o histórico da graduação da UFMG.
  1994  /  Departamento de Física  /  Atualizado Março 31, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , ,