Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Celebração dos 40 anos da Biblioteca

Celebração dos 40 anos da Biblioteca

2017 marcou a celebração dos 40 anos da Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira. Para entender a importância da data, é preciso voltar no tempo e rever a história do Departamento…

Instalado em fevereiro de 1963, o Departamento de Física funcionou na Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais (UMG) até 1967, quando instalou-se provisoriamente no prédio do Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR), atual Centro de Desenvolvimento e Tecnologia Nuclear (CDTN).

No IPR, o DF recebeu colaboração científica que permitiu o início de sua atividade de pesquisa e a consolidação do curso de Pós-graduação em Física. Em 1965 foi firmado o primeiro convênio do departamento e, em 1966, instalou-se o Mestrado em Física, que recebeu seu credenciamento em 1968.

O doutorado foi implantado em 1972 e credenciado em 1974. Na ocasião, os pesquisadores utilizavam o acervo da biblioteca vinculada ao IPR. No período de 1975 a 1977, paulatinamente, ocorreu a transferência física do departamento para as novas instalações de seu prédio próprio.

A Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), em funcionamento no Pavilhão Central de Aulas (PCA), que também continha acervo de interesse, passou a ser a utilizada pela comunidade dos físicos.

Em 1976, com a transferência de alguns títulos de periódicos e livros especializados em Física, e com o apoio de várias entidades, como CNPq, FINEP, BNDE, CAPES, CNEN e OEA, foram garantidos 78% dos recursos para aquisição de equipamentos, despesas de custeio e material bibliográfico.

Então, em setembro de 1977, nas instalações do quarto andar do novo prédio do Departamento, foi criado o Serviço de Documentação especializado em Física.

Professor Manoel Lopes de Siqueira. Acervo Biblioteca da Pós-graduação em Física

O novo espaço foi concebido para atender à demanda dos pesquisadores, com investimento e participação efetiva do professor Manoel Lopes de Siqueira, então chefe do Departamento.

O setor foi o embrião do que viria a se tornar, com o tempo e investimento institucional, a Biblioteca do Departamento de Física.

Além da definição do espaço físico, da infraestrutura de mobiliário e contratação da equipe de trabalho especializada, foi garantida a formação do acervo de periódicos e livros específicos para o ensino da Pós-graduação em Física, Astrofísica e realização de pesquisas na área.

Na década de 80 foram mantidos serviços e produtos para atendimento às atividades desenvolvidas no departamento. Na década de 90, o Serviço de Documentação torna-se biblioteca, em sua atuação técnica, permanecendo no quarto andar até o ano de 2004. Neste ano transferiu-se para o terceiro andar do prédio, sendo sua área física ampliada de 200m2 para 305m2 .

Dentre os serviços prestados, característicos de uma unidade de informação especializada, alguns foram consolidados e hoje são essenciais à comunidade dos docentes e discentes. Destacam-se, entre eles, o de Comutação Bibliográfica – COMUT (de artigos científicos), o de acompanhamento e divulgação da produção científica gerada pelos pesquisadores do departamento, o de empréstimo de livros, e o acesso às fontes de informação especializadas.

Em comemoração aos 40 anos de trabalho, foi realizado o lançamento do livro, Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira: Trajetórias, com a presença de professores e funcionários do Departamento. O objetivo foi homenagear todos os anos de serviços prestados pela Biblioteca e de reconhecer seu valor para toda a produção acadêmica realizada.

Referência: SILVA, Shirley Maciel da. Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira: Trajetórias. Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2017. 243p.
  2017  /  Departamento de Física  /  Atualizado Abril 4, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , ,