LICENCIATURA
A Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, estabelece, em seu Art. 1º:
“A carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, será efetivada mediante a integralização de, no mínimo, 2800 (duas mil e oitocentas) horas, nas quais a articulação teoria-prática garanta, nos termos dos seus projetos pedagógicos, as seguintes dimensões dos componentes comuns:
I – 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;
II – 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso;
III – 1800 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural;
IV – 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.”
Dentro dessa divisão, vamos descrever para cada item a proposta para a Licenciatura em Física da UFMG.
I – Prática de Ensino
A Prática de Ensino é contemplada no curso através das disciplinas:
- 240 h obrigatórias de ensino de física no DF
- Recursos Didáticos para o Ensino de Física A – 60 h – (4o D e 5o N)
- Recursos Didáticos para o Ensino de Física A – 60 h – (5o D e 6o N)
- Recursos Didáticos para o Ensino de Física A – 60 h – (6o D e 7o N)
- Metodologia do Ensino de Física – 60 h – (6o D e 7o N)
- 60 h obrigatórias no DMTE
- Didática da Física I – 30 h – (6o D e 7o N)
- Didática da Física II – 30 h – (7o D e 8o N)
Além dessas disciplinas, que totalizam 300 h, o estudante tem que cursar mais 100 h de disciplinas optativas relacionadas com Tópicos de Ensino ou de Educação.
- 105 h disciplinas/atividades optativas relacionadas com Prática de Ensino de Física
No diurno, o curso tem 8 períodos e os Recursos Didáticos devem começar no 4o período, assim que o aluno já tem o domínio de conteúdo necessário, e a Metodologia fica no 6o período, antes do Estágio de regência. Como as Didáticas da Física devem ser ministradas com os dois primeiros momentos de estágio, elas ficam no 6o e 7o períodos. No noturno, o curso tem 9 períodos, mas no mesmo espírito do diurno, os Recursos Didáticos começam no 5o período, com a Metodologia no 7o e as Didáticas no 7o e 8o períodos.
II – Estágio Supervisionado
O Estágio se divide em três momentos, o primeiro com um total de 120 h de estágio de observação e os outros dois de estágio de regência, um com 135 h e o outro com 150 h. O de observação e o primeiro de regência devem ser realizados junto com a Didática da Física I e II, respectivamente. A carga horária de estágio será dividida em orientação e estágio na escola, que se subdivide em tempo para planejamento e elaboração de relatórios, mais a carga horária de atuação direta, mais a orientação tutorial à distância. Esses estágios deverão ser realizados nos 3 últimos semestres do curso.
Resumindo:
- Estágio em Ensino de Física I – 30 + 90 h (40 + 40 + 10) – (6o D e 7o N)
- Estágio em Ensino de Física II – 30 + 90 h (55 + 40 + 10) – (7o D e 8o N)
- Estágio em Ensino de Física III – 30 + 90 h (60 + 40 + 10) – (8o D e 9o N)
III – Conteúdos Curriculares
Além dos conteúdos com a formação básica em Física, Matemática e Informática, que são abordados no Núcleo Fixo (1125 h), o estudante também terá uma formação pedagógica de responsabilidade da FaE (240 h). Além disso, em atendimento ao Decreto Nº 5.626, de 2005, a disciplina Fundamentos de Libras (60 h), da FALE. O restante da carga horária será em atividades optativas para o estudante, permitido que o aluno faça seu próprio percurso.
O Colegiado entende que a formação em conteúdos de Física deve ser reforçada, fato que já foi apontando por comissão avaliadora externa em 1998. Assim, das 435 h de optativas, ele terá que cursar 240 h de disciplinas com o objetivo de aprofundar em conteúdos de Física. Terá também que cursar 60 h de Formação Livre, como descrito no Bacharelado. As outras 135 h, podem ser cursadas tanto em conteúdos de Física como de Ensino ou envolverem atividades acadêmicas.
Como no diurno, vários estudantes só fazem a opção pela Licenciatura em períodos mais avançados, o Colegiado propõe que todas as disciplinas do Bacharelado, incluindo aquelas que só são obrigatórias para essa modalidade, sejam optativas para a Licenciatura.
Resumindo:
- 1125 h de disciplinas do Núcleo Fixo
- 240 h de disciplinas pedagógicas na Faculdade de Educação
- Sociologia da Educação – 60 h
- Psicologia da Educação – 60 h
- Política Educacional – 60 h
- Didática da Licenciatura – 60 h
- 60 h de Fundamentos de Libras (60 h), da FALE
- 375 h de optativas
- 240 h de disciplinas de Física
- 60 h de Formação Livre
- 135 h de disciplinas/atividades relacionadas com Física ou Ensino
IV – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
As Atividades Acadêmicas – Iniciações à Pesquisa, à Docência ou à Extensão, Vivência Profissional, Monografia etc. – fazem parte desse elenco de atividades e o aluno tem que realizar o equivalente a 200 h, como estipulado nas Diretrizes para a Licenciatura.
Com relação às demandas legais, a Lei nº 9795/99, que estabelece a obrigatoriedade das instituições educacionais em incluir a Educação Ambiental, está atendida já que tópicos relacionados com esse tema premeiam várias disciplinas, como Fundamentos de Mecânica, de Termodinâmica, de Eletromagnetismo e de Oscilações, Ondas e Óptica.
Com relação às Relações Étnico-Raciais e aos Direitos Humanos, na Licenciatura, além desses dois tópicos serem comtemplados na ementa da disciplina Evolução das Ideias da Física, também são abordados nas disciplinas de Sociologia da Educação e Política Educacional.