CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO
Independentemente da modalidade, o graduado em Física – bacharel ou licenciado – deverá adquirir conhecimentos de:
- Matemática: cálculo diferencial e integral, geometria analítica, álgebra linear e equações diferenciais;
- Informática: utilização de computadores e linguagem de programação.
- Física Clássica e Contemporânea: princípios de mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, óptica, teoria da relatividade e física quântica;
- Métodos Experimentais em Física: familiaridade com as principais técnicas experimentais e de observação, com métodos de simulação e com a apresentação e análise de dados.
Esses quatro itens reúnem os conteúdos curriculares que constituem o pilar básico de formação de um físico e devem garantir que ele aprenda o método de investigação científica – parte inerente e fundamental do procedimento de um físico quando se depara com um problema não totalmente compreendido. É também necessário que o estudante tome conhecimento de como tem sido a evolução das idéias da Ciência, e em particular, da Física.
Além dessa formação básica comum, o licenciado também terá que ter uma formação pedagógica e conhecer as principais metodologias do ensino de Física. Já o bacharel terá que se aprofundar nos conteúdos de Física e nos métodos matemáticos utilizados nesse aprofundamento.
A ênfase em alguns desses conteúdos ou sua diversificação dependerá da opção feita pelo estudante, através das disciplinas optativas e eletivas, das iniciações científica e pedagógica, do estágio orientado, da monografia, etc.