ESTRUTURA CURRICULAR
Em 19/04/2001, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG aprovou as diretrizes da flexibilização curricular. Nesse documento, é estabelecido que o currículo deve ser estruturado em três dimensões: a) núcleo de formação específica, b) formação complementar e c) um conjunto de atividades livres.
Segundo o referido documento, o núcleo de formação específica deve constituir a essência dos saberes característicos de uma área de atuação profissional, incluindo não somente o domínio típico do curso, mas também o de campos de saber próximos, devendo ser estruturado a partir de atividades acadêmicas curriculares obrigatórias e optativas. Esse núcleo tem como objetivo contemplar a diversidade do conhecimento ao qual o aluno deve ter acesso como referência para reflexão na sua área de atuação.
No curso de Física aqui proposto – tanto no bacharelado, quanto na licenciatura –, a formação complementar será altamente incentivada, mas é opcional para o aluno. No caso do aluno optar por não fazer nenhuma formação complementar, a carga horária poderá ser integralizada por optativas da formação específica, dentro de um currículo denominado Formação Padrão.
A formação livre é entendida como qualquer atividade acadêmica, sendo que parte dessa formação não necessita estar relacionada diretamente com o curso de Física.
NÚCLEO FIXO
O núcleo fixo do curso de Física corresponde a um conjunto de disciplinas obrigatórias consideradas essenciais para a formação do graduado em física, tanto bacharel quanto licenciado. Nesse núcleo comum é realizada a fundamentação matemática (330 h), computacional (60 h) e física (735 h), perfazendo 1125 h – o que corresponde a 47% da carga horária do bacharelado e a 40% da licenciatura. A fundamentação em Física, tanto teórica (420 h), quanto experimental (315 h), aborda os tópicos de mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, óptica e física quântica, além de apresentar a evolução das idéias ao longo da história.
Resumindo, são 1125 h de disciplinas obrigatórias:
735 h no Departamento de Física
315 h de disciplinas experimentais
- Introdução à Física Experimental – 45 h
- Física Experimental MT – 45 h
- Física Experimental EO – 45 h
- Física Experimental AI – 60 h
- Física Experimental AII – 60 h
- Física Experimental AIII – 60 h
420 h de disciplinas teóricas
- Fundamentos de Mecânica – 60 h
- Fundamentos de Termodinâmica – 30 h
- Fundamentos de Eletromagnetismo – 60 h
- de Oscilações, Ondas e Óptica – 60 h
- de Teoria da Relatividade – 30 h
- Introdução à Física Quântica – 60 h
- Estrutura da Matéria I – 60 h
- Evolução das Idéias da Física – 60 h
330 h na Matemática
- Analítica e Álgebra Linear – 60 h
- Cálculo Diferencial e Integral I – 90 h
- Cálculo Diferencial e Integral II – 60 h
- Cálculo Diferencial e Integral III – 60 h
- Equações Diferenciais A OU C– 60 h
60 h na Computação
- Programação de Computadores – 60 h