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CONDIÇÕES DE OFERTA DO CURSO

Desde a formação do ICEx em 1968, o curso ofertava 50 vagas no turno diurno e, até 1997/1, em um intervalo de quase 30 anos, se formaram 400 alunos no bacharelado e 292 na licenciatura. Em 1994, é implantado curso noturno somente para a licenciatura com 30 vagas, enquanto que no diurno continua só o bacharelado, também com 30 vagas. Em 1998, o noturno passa para 40 vagas e, em 2001, o diurno para 50 vagas, voltando com a licenciatura também nsse turno. Com essas mudanças, desde 1997/2 até 2007/1, ou seja em um intervalo de 10 anos, se formaram 197 alunos no bacharelado e 333 na licenciatura.

Esses dados mostram que a implantação do curso noturno exclusivamente de licenciatura aumentou consideravelmente o número de formados nessa modalidade que é a de maior demanda pela sociedade. Outro fator que deve ser observado é que o número de formados no bacharelado também aumentou, o que pode ser atribuído à flexibilização curricular que está sendo implantada no curso desde 1998. Antes, o único objetivo do curso era formar alunos para a Pós-graduação em Física, em especial, para a ofertada pela UFMG. Com a flexibilização, os estudantes têm outras saídas possíveis, o que fez aumentar o número de formandos.

O projeto de 2007 propôs que o curso continuasse com a oferta de 50 vagas no diurno – bacharelado ou licenciatura – e 40 no noturno – somente licenciatura, com entrada única no primeiro semestre nos dois turnos. No diurno, os estudantes podem fazer a opção a partir do 2o semestre, embora não seja obrigatório fazer tão cedo.

Com a implantação do REUNI, o Colegiado propôs o aumento de vagas do diurno para 80, com 40 calouros no 1º semestre e outro tanto no 2º – essa proposta foi aprovada e está em vigor desde 2011.

Ainda no projeto de 2007, o Colegiado falava em ofertar Formações Complementares pré-definidas nas duas modalidades, mas por enquanto só foram implantadas duas Formações Complementares Abertas (FCA) – uma de 180 h e outra de 360 h. O aluno interessado em fazer uma FCA deve encaminhar a proposta ao Colegiado e, caso aprovada, é implementada.

Projeto Pedagógico
  • Apresentação
  • 1. Conceitos
    • O que é física?
    • Histórico
    • CONDIÇÕES DE OFERTA DO CURSO
    • perfil graduado
  • 2. Proposta
    • COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESEJADAS
    • Conhecimentos Necessários
  • 3. Estrutura
    • Núcleo Comum
    • Bacharelado
    • Licenciatura

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