Enter your email Address

Departamento
  • Português
  • English
  • Español
  • Departamento
  • Ciclo Básico
  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Biblioteca
  • Webmail
Busca
  • Departamento
    • Sobre
    • Memória do Departamento
    • Chefia
    • Secretarias
    • Câmara Departamental
    • Acesso à Informação
  • Equipe
    • Professores Ativos
    • Professores Eméritos
    • Técnico Administrativos
    • Professores Aposentados
    • Pós-Doutorandos
  • Graduação
    • Disciplinas
    • Física Licenciatura e Bacharelado
  • Pós-Graduação
    • Programa
    • Secretaria
    • Pesquisa
    • Informações aos alunos
    • Processo Seletivo
    • Teses e Dissertações
    • Colóquios
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Biblioteca
  • Sistemas Internos
    • Solicitação de Serviço
    • E-mail
    • Minha UFMG
    • Atoba
    • SGSED
    • Pedido de Afastamento
    • CTR ICEx
  • Concursos

Atas 2002

  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 11/01/2002

INTERCÂMBIO: O Prof. José Francisco de Sampaio apresentou carta referente a possibilidade de se firmar convênio entre alunos da UFMG com Richland College/USA, onde os estudantes seriam contratados para lecionar Física ou Matemática.

USO DA SALA 2058: O Prof. José Francisco de Sampaio leu carta encaminhada pelo Diretor do ICEx informando da decisão de retornar o controle definitivo desta sala, onde funcionava a secretaria do LCC, ao Departamento de Física. Esclareceu que o diretor do LCC recebeu o mesmo comunicado do Diretor do ICEx e já havia entrado em contado com a chefia do Departamento que solicitou-lhe a desocupação da referida sala num prazo aproximado de 2 meses; dentre outros assuntos.

01/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 18/01/2002

COMUNICAÇÕES: A – PRÉDIO DO “NO BREAK”: O Prof. José Francisco de Sampaio leu a Portaria no. 061, de 26 de dezembro de 2001, do diretor do ICEx, que reconhece direitos de uso de parte da área do No-Break pelo Departamento de Física. O Prof. Sampaio relatou que a área está divida em duas partes: Parte 1 deverá ser administrado pelo Departamento de Física e Parte 2 constituída pelo restante da área será administrada pelo Departamento de Química; dentre outros assuntos.

01/2002 (2) (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 21/02/2002

DEFINIÇÃO SOBRE VALIDADE DO CONCURSO DE PROFESSOR TITULAR: O Prof. Sampaio iniciou o assunto explicando que na hipótese de se obter num futuro próximo uma (ou mais) vaga para professor titular para o departamento e o resultado do concurso que se realizará em junho tiver na lista de aprovados professores adjuntos pertencentes ao quadro departamental, ter-se-ia possibilidade de promoção do 2º colocado (ou mais), sem que se realizasse outro concurso; dentre outros assuntos,

02/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 08/03/2002

OUTROS ASSUNTOS: HOMOLOGAÇÃO DA ANUÊNCIA DE DISCIPLINAS PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL – O Prof. Sampaio informou que recebeu uma solicitação do colegiado em referência para anuência de algumas disciplinas.

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DO CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO NA ÁREA DE TEORIA QUÂNTICA DE CAMPOS. Foi feita a leitura das atas do concurso para provimento de 01 (uma) vaga de professor adjunto, realizado nos dias 05 e 06 de março de 2002, na área de Teoria Quântica de Campos.

03/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 09/04/2002

EVENTUAL ABERTURA DO CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO: Prof. Marcos Assunção Pimenta informou que foram encerradas no dia anterior (08/04/2002) as inscrições para concurso de professor titular e que houve 06 inscritos, todos pertencentes ao departamento.

04/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 17/04/2002

OUTROS ASSUNTOS: SOLICITAÇÃO DE INSTALAÇÃO LINHA TELEFÔNICA NA SALA 4194: O Prof. Sampaio informou aos representantes que comprou mais 32 linhas telefônicas para o departamento e estava reservando-as para instalar nos novos gabinetes que serão construídos. Como ainda não se tem uma política para distribuição destas linhas sugere que sua utilização no momento seja sempre considerada como provisória.

DEFINIÇÃO DA BANCA E DATA DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO PARA PROFESSOR TITULAR:  Após discussão foram escolhidos os nomes dos professores: Beatriz Leonor Silveira Barbury (IAG-USP), Cid Bartolomeu de Araújo (UFPE/CCEN), Luiz Guimarães Ferreira (Instituto de Física – UNICAMP), Lívio Amaral (Instituto de Física – UFRGS) e Paulo Murilo Castro Oliveira (Instituto de Física – UFF) para membros titulares e para suplentes os professores Alfredo Gontijo de Oliveira e Ricardo Schwartz Schor (Departamento de Física – UFMG); dentre outros assuntos.

04/2002 (2) (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 30/04/2002

PROJETO CIM/SEBRAE: “Projeto de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Centro de Inovação Multidisciplinar da UFMG-CIM”. O professor Sampaio fez um breve resumo do projeto esclarecendo que a primeira parte já havia sido aprovada, ressaltando que esta parte refere-se à implementação dos recursos na FUNDEP.

CONCURSOS PARA PROFESSOR ADJUNTO: o Prof. Sampaio relatou que o departamento tem duas vagas para serem colocadas em concurso, argumentou que encaminhou à CPPD o pedido para publicação das referidas vagas, seguindo orientação para que fossem encaminhadas até o dia 29/04/02.

04/2002 (3) (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 29/05/2002

COMUNICAÇÕES: A) PROFESSOR VISITANTE: O Prof. Sampaio comunicou da vinda do Prof. Shun-Jim Wang, professor titular de Pequim, convidado da Profa. Maria Carolina Nemes no período de 23/06 a 06/08/02 e do Prof. Hans no período de 04/06 a 03/08/02; dentre outros assuntos.

05/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 06/06/2002

DEFINIÇÃO DA BANCA E DATA DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO: O Prof. Sampaio relatou que com o término das inscrições para o concurso restavam no máximo 20 dias para a realização das provas, pois o edital prevê que seja realizadas no período entre 19/06/02 a 26/06/02 . Discutiu-se então a melhor data para se realizar o concurso e aprovou-se por unanimidade que se tente sua realização no início desse período, de acordo com a disponibilidade da banca; dentre outros assuntos.

06/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 20/06/2002

HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO DE PROFESSOR TITULAR: O Prof. José Francisco de Sampaio relatou que foi homologado em 19/06/2002 o concurso para professor titular pela Congregação do ICEx e que encaminhará com urgência a homologação ao Departamento de Pessoal para publicação imediata, em razão do ano eleitoral a publicação deve ser feita até 03/07/2002; dentre outros assuntos.

06/2002 (2) (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 23/07/2002

CANCELAMENTO DE CONVÊNIO FINEP: O Prof. Sampaio relatou que recebeu correspondência da FINEP informando do cancelamento do convênio 65.96.0722.00. Esclareceu que os recursos preveniente deste convênio são para manutenção de despesas para contratação dos funcionários da Oficina Mecânica; dentre outros assuntos.

07/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 06/09/2002

DEFINIÇÃO DA BANCA E DATA DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO: O Prof. Sampaio relatou que com o término das inscrições para o concurso referente à área “Física experimental em uma ou mais das seguintes especialidades: Macromoléculas; Nanopartículas (metálicas, semicondutoras ou isolantes, magnetos moleculares), fluidos complexos, ferrofluidos; Nano-estruturas de carbono); Estruturas em superfícies e interfaces” teria-se um prazo de 45 a 120 dias para a realização das provas, conforme publicado no edital. Discutiu-se então a melhor data para se realizar o concurso e aprovou-se por unanimidade que se tente sua realização preferencialmente, no dia 11 de novembro ou 18/11/2002; dentre outros assuntos.

09/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 08/10/2002

BANCA DO CONCURSO: O Prof. Sampaio informou que encaminhou à diretoria do ICEx a relação dos componentes da banca do concurso de professor adjunto para conhecimento e tomada dos procedimentos devidos; dentre outros assuntos.

10/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 31/10/2002

COMUNICAÇÕES:  ACERVO BIBLIOGRÁFICO: O Prof. Sampaio apresentou lista dos livros adquiridos pelo Colegiado de Graduação, através de projeto do Prof. José Rachid Mohallem, com recursos da PROGRAD, referente ao Programa Livro-Texto/2001 e informou que os livros foram repassados à biblioteca; dentre outros assuntos.

10/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 07/11/2002

INDICAÇÃO DE CÁTEDRAS PARA O IEAT: O Prof. Sampaio consultou o plenário se seria conveniente que o Departamento de Física indicasse um nome para estas  cátedras e como sugestão mencionou o nome do Professor Pierre G. de Gennes, do College de France (Paris), já agraciado com o prêmio Nobel em física. Argumentou que o Prof. de Gennes trabalhou em várias áreas da física, o que o caracteriza como multidisciplinar; dentre outros assuntos.

11/2002 (PDF)
  • ATA DA REUNIÃO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA 21/11/2002

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DO CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO NA ÁREA: FÍSICA EXPERIMENTAL EM UMA OU MAIS DAS SEGUINTES ESPECIALIDADES:Macromoléculas, Nanopartículas, fluídos complexos e ferrofluidos, Nano-estruturas de carbono e
Estruturas em superfícies e interfaces empregando uma ou mais das seguintes técnicas: Espectroscopia Raman ou de Infravermelho, Correlação de Fótons, Técnicas de Espectroscopia e/ou Difração de Elétrons, Difração e/ou Espalhamento de Raios X, Microscopia de varredura, Ressonância Paramagnética Eletrônica com conhecimentos também em uma ou mais das técnicas de NMR, ODMR, Ressonâncias Duplas e Triplas e Ressonância Pulsada.

11/2002 (PDF)

Entre em Contato

  • Av. Antônio Carlos, 6627 Departamento de Física Instituto de Ciências Exatas CEP 31270-901 Belo Horizonte Minas Gerais – Brasil

  • Telefone(31) 3409-5633

  • E-mail adfisica@fisica.ufmg.br

Categorias

  • Concursos
  • Notícias
  • Podcast
  • Processo de Promoção
  • Publicações

Alguns Links

  • Webmail
  • MinhaUFMG
  • ICEx
  • Laboratórios Multiusuários
  • Concursos
  • Atas 2021

©2023 Departamento de Física da UFMG

Siga-nos!