Painel Informativo
Você está aqui:   Home  /  Contexto  /  Fundação da FAPEMIG

Fundação da FAPEMIG

riação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em 1985, o professor Ramayana Gazzinelli foi um dos integrantes do primeiro Conselho Curador.

“Ao mesmo tempo que avançava o processo de democratização, os debates sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade ganhavam espaço. A visão tecnocrática que predominou na era militar cedia lugar a outra, que alçava a ciência e a tecnologia a instrumentos de mudança social.

Refletindo o novo momento que começava a se delinear, em 1985 foi criado o Ministério da Ciência e Tecnologia. Uma das primeiras iniciativas do órgão foi promover, juntamente com o CNPq e a FINEP, uma série de reuniões regionais em 11 cidades para debater as relações da ciência e da tecnologia com as necessidades sociais, o desenvolvimento econômico e regional e a participação da sociedade. O novo modelo de Ciência e Tecnologia que se desenhava tinha seu cerne na regionalização, isto é, foi opção política em função das demandas reais de cada região, de suas necessidades efetivas e de seus recursos.

Em Minas, havia o sentimento de que faltava ao Estado uma instância que pudesse  assegurar certa autonomia financeira diante das agências federais e internacionais na implantação de uma política de desenvolvimento científico e tecnológico que fosse capaz de superar o descompasso entre a realidade econômica e sua produção científica e tecnológica.

[…]

A reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na capital mineira, em junho de 1985, foi o fato novo que precisava. Durante o congresso, o governador Hélio Garcia anunciou a criação da fundação para um auditório de 2.000 pessoas. E, em menos de um ano, ela foi criada por lei e fato, com estatuto, cargos preenchidos, sede própria e realizações (PEREIRA, 2012: 46-47)”.

Referência: PEREIRA, Lígia Maria Leite. Fapemig 25 anos: história em pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
  1985  /  Contexto  /  Atualizado Março 31, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *