Painel Informativo
Você está aqui:   Home  /  Departamento de Física  /  Criação dos Laboratórios de Materiais, Óptica, Efeito Mossbauer e Crescimento de Cristais

Criação dos Laboratórios de Materiais, Óptica, Efeito Mossbauer e Crescimento de Cristais

Na década de 1970, já existiam no Departamento de Física os Laboratórios de Ressonância Magnética e de Raio-x. Após o retorno da primeira turma de doutores formados no exterior ao Brasil, ao final dos anos 1970, foi possível construir os Laboratórios de Materiais, Óptica, Efeito Mossbauer e de Crescimento de Cristais.

A montagem dos laboratórios contou com recursos do CNPq para aquisição de equipamentos importados, principalmente, de países europeus e dos Estados Unidos.

Os doutores recém-formados, com a colaboração dos mestrandos do Programa de Pós-graduação em Física, desenvolveram os novos quatro laboratórios na primeira metade da década de 1980 e, a partir desse trabalho, tornou-se possível desenvolver pesquisas de doutorado em Física Experimental mais consistentes.

O laboratório de Materiais foi um dos projetos que não se manteve por muito tempo, tendo sido desconstruído no fim dos anos 1980 e retomado nos anos 1990, a partir da perspectiva da Física Nanomaterial.

Foto em destaque: Laboratório Mossbauer em 1979. Acervo pessoal do professor Roberto Nogueira.
  1980  /  Departamento de Física  /  Atualizado Abril 2, 2018 por Verônica Soares  /  Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *