próxima início prévia
Próxima: 4. Plecostomus lima (Rhdt.) Início: B. Bagres-de-couraça Prévia: B. Bagres-de-couraça

3. Loricaria lima Kner.

1853.
Kner: Die Panzerwelse d. k. k. Hof-Natur-Cabin. zu Wien. I. Loricarinæ (Denkschr. d.mathem.naturw.Cl.d.k.Akad.d.Wiss., vol.VI, p.89 (25) prancha VI, figs.1a. 1b.).
1866.
Kner und Steindachner: Neue Gattungen und Arten von Fischen aus Central-Amerika, gesammelt von Moritz Wagner (Abhandl. d. math. phys. Classe d. kön. bayerschen Akad. d. Wiss., X. I. p. 58).
1868.
Hensel: Beiträge z. Kenntniss d. Wirbelthiere Süd-Brasiliens (Archiv f. Naturgesch. Jahrg. XXXIV, vol. I, p. 366).

Nome brasileiro: ``cascudo-barbado''.

Kner apresentou essa espécie baseado em um exemplar pequeno, seco e mal conservado, o qual não possibilitou uma descrição completa de todas as proporções, trazido por Natterer ``do Brasil'', sem maior especificação da localidade. Mais tarde Hensel obteve 3 exemplares de riachos de montanha pedregosos, perto de Santa Cruz, na Província do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. O mais surpreendente é que a mesma espécie, aparentemente, também ocorre no Rio Chagres, na América Central.

Reinhardt trouxe 3 exemplares com cerdas (sem dúvida machos) desse ``cascudo-barbado'' do Rio das Velhas; com exceção do fato de eu não ter conseguido encontrar o poro axilar (``porus lateralis'')39 mencionado por Hensel, encontro somente diferenças insignificantes das descrições acima mencionadas, às quais não atribuo qualquer peso. O número de dentes é 7-8 em cada metade das maxilas, o disco do lábio inferior, coberto de papilas e franjado, é muito grande, os barbilhões são bem curtos, mas evidentes; o tamanho das órbitas, em relação às medidas gerais da cabeça, é corretamente dado tanto por Hensel como por Kner. Os ``longos espinhos'' que cobrem os lados da cabeça assemelham-se a densas e duras suíças, formadas de cerdas finas e curvas. O número de placas laterais é algo indefinido e, freqüentemente, a união das placas laterais não ocorre nas mesmas placas dos dois lados do corpo; eu as conto da seguinte forma: 14+14, 15+13, 15+15 ou ainda 17+14; continuando: 5 placas de cada lado da nadadeira dorsal, 2 de cada lado da nadadeira anal, 18 atrás da primeira mencionada, 16 atrás da última; mas pequenas diferenças nesses dados poderiam, como notou Hensel, ser de caráter individual. As placas do peito e do ventre formam somente 2-3 fileiras posteriormente, muitas fileiras mais anteriormente. Reclinada, a nadadeira anal alcança 6 pares de placas. Deve-se destacar que a base dos primeiros raios da nadadeira dorsal, no maior exemplar, fica um pouco à frente e, nos dois outros, perceptivelmente atrás dos primeiros raios da nadadeira ventral, uma vez que esta é uma das relações que normalmente se salienta na descrição das espécies. O número de raios é: D.: 8; P.: 7; V.: 6; A.: 6; C.: 12; o raio superior da cauda se transforma em um fio de 1 1/2 polegada de comprimento. Não considerando este, o exemplar maior tinha cerca de 7 polegadas (180 mm) de comprimento, os dois outros aproximadamente 5 1/2 polegadas (142-145 mm). Da cor, preservaram-se somente algumas (seis) listras escuras sobre o tronco e cauda e manchas pequenas escuras nas nadadeiras dorsal e caudal; também nas nadadeiras ventral e anal há indícios de desenhos mais escuros.

Dr. Hensel conseguiu, além desses dois exemplares barbados de 94-96 mm, que ele julgou serem machos, um terceiro sem barba, um pouco maior (100 mm); este ele julga ser uma fêmea. Seu julgamento está de acordo com o que se relata sobre outros bagres-de-couraça, por exemplo, que Loricaria barbata Kner é o macho de L. rostrata Spix40; que o macho de Plecostomus barbatus do mesmo modo é fortemente barbado, enquanto a fêmea não, ou o é muito discretamente. Pelo quadro publicado por Darwin41 sobre a cabeça da última espécie em ambos os sexos, já se acreditava que a cabeça do macho é muito mais larga que a da fêmea. Analogamente, considero que um quarto exemplar de Loricaria, sem barba, com 130 mm de comprimento, que Reinhardt capturou também no Rio das Velhas, é fêmea de L. lima, apesar de diferir em algumas outras relações dos indivíduos barbados, além da simples falta de barba, como por exemplo na forma da cabeça, e de Hensel expressamente dizer sobre sua fêmea que ela é similar aos machos ``em todas as suas características''. Aqui, contudo, a cabeça, como já indicado, é muito mais pontuda e mais estreita; o disco formado pelo lábio inferior é muito menor - este não alcança, como ocorre nos barbados, uma linha que ligaria os ângulos dos ossos interoperculares entre si -; a pele da ``garganta'' (quer dizer, entre a boca e uma linha que ligaria a parte inferior da abertura das brânquias) é lisa, não enrugada e sem papilas; o primeiro raio das nadadeiras peitorais é muito mais delicado que nos machos anteriores, sendo este e os raios seguintes desprovidos de cerdas em forma de ganchos; as placas da cabeça e do corpo em geral são um pouco mais lisas, menos ásperas. Na maioria dos casos, essas diferenças poderiam ser descritas como se fossem devidas a diferenças sexuais; não ouso, portanto, considerar como uma espécie distinta esta Loricaria42 de cabeça pontuda e sem barba do Rio das Velhas, mas considero essa forma como fêmea de L. lima, ao mesmo tempo que coloco aqui esse ponto para ser pesquisado por futuros viajantes.




próxima início prévia
Próxima: 4. Plecostomus lima (Rhdt.) Início: B. Bagres-de-couraça Prévia: B. Bagres-de-couraça
Luiz Paulo Ribeiro Vaz 2002-05-21