Projetos Anteriores



 
 
 
 
 
Desenvolvimento de biosensores 
Estudo de interação DNA-proteína
Estudo do tranporte de água em membranas
Transição planar-celular e celular-dendrítica na interface nemático-isotrópica
Desenvolvimento de vibrômetro
Cinética de cristais líquidos
Transição planar-celular em sistema hidrodinâmico ( Instabilidade do Impressor)
Estudos experimentais em fluidos granulados

 
 


Desenvolvimento de biosensores

Aluno : Ubirajara Agero Batista
Orientador : Oscar Nassif de Mesquita

Resumo

   A partir da descoberta de sequências genômicas inteiras de alguns organismos e mesmo de várias sequências de RNA mensageiro ( C-DNA ), tornou-se possível a identificação de sequências de nucleotídeos que formam determinado gene.
Sabe-se que a mutação de um gene pode gerar ou facilitar o aparecimento de uma doença. Então a deteção de uma mutação ou a presença de um gene pode facilitar muito o diagnóstico de algumas doenças. Com o objetivo de determinar sequências genômicas, ou mesmo a presença de alguns genes específicos, estamos criando um biossensor com  DNA preso a pequenas esferas de poliestireno, as quais com uma pinça óptica prenderemos numa lâmina de microscópio metalizada com ouro. Montaremos as esferas com o DNA fita simples numa matriz genômica com sequências que indicam possíveis mutações de um ou vários genes. Sobre essa matriz colocaremos o DNA que queremos analisar, marcado com proteínas fluorescentes, para podermos identificar a presença do gene ou das mutações, através da fluorescência obtida com a hibridização do DNA

.

Estudo de interação DNA-proteína

Aluno : Nathan Bessa Viana
Orientador : Oscar Nassif de Mesquita


Estudo do transporte de água em membranas

Aluna : Aline Duarte Lúcio
Orientador : Oscar Nassif de Mesquita


Transição planar-celular e celular dendrítica na interface nemático-isotrópica

Aluno : Orlando Abreu Gomes
Orientador : Oscar Nassif de Mesquita


Desenvolvimento de vibrômetro

Aluno : Ricardo de Carvalho Falcão
Orientador : Oscar Nassif de Mesquita


Cinética de cristais líquidos

Aluno : Ricardo de Carvalho Falcão
Orientador : Oscar Nassif de Mesquita

Resumo

    Neste trabalho estudamos a dinâmica de cristais líquidos através de medidas de  birrefringência ótica em resposta à aplicação de um campo elétrico constante  na amostra e medidas de cinética da transição Nemático-Isotrópica. Apresentamos também medidas da variação da constante dielétrica com o o campo elétrico aplicado, feitas simultaneamente às medidas de birrefringência ótica e discutimos os problemas encontrados para a análise das mesmas.
    Dos experimentos de birrefringência ótica foi possível obter valores para a  viscosidade rotacional do cristal líquido 8cB em função da temperatura.
    Apresentamos cálculos do coeficiente cinético da transição Nemático-Isotrópica, incluindo efeito de campo elétrico aplicado na amostra, que generalizam resultados obtidos por Popa-Nita. Apresentamos medidas do coeficiente cinético, sem campo aplicado à amostra e comparamos esse resultado com o previsto usando a viscosidade rotacional medida.

 Para mais informações recorra à dissertação de mestrado de Nathan Bessa Viana:
dissertaçãonathan.zip(569Kb)
 


Instabilidade do Impressor

Aluno : Robson  Luiz Santos
Orientador: José Marcos Andrade Figueiredo

Resumo

         Neste trabalho apresentamos resultados experimentais que mostram a dinâmica da evolução da instabilidade de Saffman e Taylor, num arranjo tipo impressor, com um rolo girando sobre um plano liso. Mostramos a existência de oscilações nos modos de Fourier do padrão formado, que não é prevista nas equações que descrevem o sistema, usando a aproximação de lubrificação. Então sugerimos algumas mudanças nas equações para mostrar o surgimento dessas oscilações e encontrar uma taxa de crescimento da instabilidade mais compatível com o experimento.

Para mais informações recorra à dissertação de mestrado de Ubirajara Agero Batista:
dissertação.zip ( 924Kb )

 Estudos experimentais em fluidos granulados

Aluno: Rodrigo Costa
Orientadores: José Guilherme Moreira e  José Marcos A. Figuereido

Resumo

    Nos últimos anos têm aumentado o interesse no estudo dos materiais granulados, como a areia, por exemplo. Em particular, pouco se conhece a respeito da hidrodinâmica destes materiais.
    Estamos realizando um experimento sob um conjunto de esferas metalícas ou de plastíco que estão submetidas a uma vibração periódica, induzinda externamente.
    O nosso trabalho compreende o estudo da distribuição destas esferas em função do número de partículas no volume considerado, frequência e a amplitude de vibração, utilizando-se técnicas de processamento digital de som e imagem.
    Esperamos com isso, poder estudar a transição do comportamento balístico (descrito pela mecânica clássica) para o comportamento hidrodinâmico (característico dos sistemas de muitos corpos).

 

[Membros]
[Publicações][ 
[Página Principal]
[Fotos]
[Seminários]
[Recursos]
[D.F. da UFMG]
[UFMG]