PRÓXIMA ANTERIOR


_____________________________________________01 de julho de 2011

Caros Amigos da Cosmologia,

O "Astronomy Picture of the Day" de hoje ( apod.nasa.gov/apod/ap110701.html) vem muito a calhar.

Expliquemos melhor.

Este ano marca os 80 anos de trabalhos importantes de Padre Lemaître, e tem havido uma movimentação grande em torno da reinvidicação da descoberta da “expansão do universo” para o Padre, em detrimento de Hubble. Já tocamos no assunto em COSMOS:02jun11.

Há uma avalanche de artigos sobre o tema. Vejam:

arxiv.org/abs/1104.3031
arxiv.org/abs/1105.6271
arxiv.org/abs/1106.1195
arxiv.org/abs/1106.3928
arxiv.org/abs/1107.2281
arxiv.org/abs/1107.5695
arxiv.org/abs/1108.0709
arxiv.org/abs/1108.4864

É claro que a questão da prioridade sobre a descoberta de algo cuja existência não é totalmente comprovada, como é o caso, reduz-se a discussão meramente acadêmica, que não deixa de ter o seu valor naturalmente. Que assim seja: Padre Lemaître descobriu a expansão do universo. E o Estrondão inicial, quente e criador de todas as luzes. Bem de acordo com os compromissos institucionais do Padre, mesmo que ele não tenha usado quaisquer argumentos que poderiam advir de sua secular instituição.

Não discuiremos este caso aqui.

Vamos ao APOD de hoje. Trata-se de bela montagem mostrando a descoberta por Hubble de uma variável cefeida em M31, a maravilhosa Grande Nebulosa de Andrômeda — que por sinal adorna uma das paredes do meu escritório, em casa, de onde escrevo este COSMOS.

Hubble cuidadosamente anotou com a letra “N” as possíveis candidatas a estrelas Nova. Depois de comparar a fotografia com outras fotografias obtidas em datas diferentes verificou que uma das candidatas a Nova era na realidade uma estrela de variação de brilho de outra natureza, qual seja, de uma variação periódica específica, uma variável cefeida!

Com ela, ele pode calcular a distância até Andrômeda e demonstrar que M31 estava indubitavelmente fora de nosso sistema estelar, e assim comprovar cientificamente a existência concreta das galáxias!

Estava inaugurada a Era Extragaláctica!

E sobre isso, Padre Lemaître e seus admiradores nada podem reinvidicar.

Um abraço a todos.

Saudações Cosmológicas,

Domingos

Nota de 05 de julho de 2011: Acabo de ler o artigo, publicado eletronicamente hoje em arXiv.org, intitulado “Did Edwin Hubble plagiarize?”, de Giora Shaviv. O artigo discute as questões levantadas a respeito da originalidade ou não de Hubble em várias descobertas. O autor apresenta as evidências históricas existentes e conclui com um estrondoso “Não”. Quem não tiver disponibilidade para ler o artigo todo, leia pelo menos a seção 4 intitulada “Few comments”. O artigo possui 10 páginas e está em arxiv.org/abs/1107.0442. O meu artigo citado na nota de pé-de-página 31 é o “Hubble's Nobel prize” disponível em arxiv.org/abs/astro-ph/0103069 nas versões em inglês e em português. Nele, eu concedo a Hubble o prêmio Nobel, com a citação... Bom, vocês terão que ler o artigo para saber qual foi a citação. Adianto: não foi pela “descoberta” da “expansão do universo”...
Nota de 14 de novembro de 2011: Veja a solução da polêmica Hubble–Lemaître em COSMOS:14nov11. Hubble é inocente.

===============================================================
Domingos Sávio de Lima Soares
Página Pessoal
===============================================================


Para não receber mais mensagens desta lista: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "DESCADASTRAR COSMOS".

Para se cadastrar: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "CADASTRAR COSMOS".


ATENÇÃO: Todas as mensagens enviadas para COSMOS estão disponíveis em COSMOS - Notícias e tópicos de cosmologia.