Seminário Geral: O Experimento de Escolha Atrasada de Wheeler e a Dualidade Onda-Partícula

Sobre este evento

No seminário vou revisar o experimento de escolha atrasada de Wheeler, formulado como uma ilustração do conceito de “fenômeno quântico” segundo Bohr. Em seguida, analisaremos sua interpretação como uma prova da chamada “dualidade onda-partícula”, e mostraremos que, surpreendentemente, este experimento pode sim ser explicado por um modelo clássico (não-quântico) com a adição de variáveis ocultas maquiavélicas. Ou seja, o experimento de Wheeler não seria um bom experimento para diferenciar um fenômeno quântico de um fenômeno clássico. Propomos uma variação do experimento original de Wheeler que possa testar a validade de modelos clássicos com variáveis ocultas que possuam dois estados possíveis.