Seminário Geral 29/10/2021: Urgência ou emergência climática? Ameaças ao Brasil?

Sobre este evento

A partir dos anos 60, quando as evidências do aquecimento global se acumularam, houve – no ambiente acadêmico – um esforço por parte da comunidade de físicos, principalmente os físicos dedicados ao estudo da atmosfera e aqueles envolvidos com a previsão meteorológica, no estudo das consequências das emissões antropogênicas de gases produtores de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono derivado da combustão de combustíveis fósseis.

A ciência do clima, na condição de um sistema complexo, agregou multidisciplinaridade e fez uso intensivo dos avanços da computação científica, desde então. Mas, principalmente, houve grandes avanços na medida das variáveis climatológicas e na formalização teórica da termodinâmica e hidrodinâmica do clima.

A partir da década de 90 essa questão alcançou formalmente os Estados e ganhou o público. Não obstante, as emissões continuam em alta, as soluções não estão claras e as previsões não sensibilizam o grande público. Em consequência, a temperatura média global continua com a tendencia monotônica de alta.

Nesse seminário eu discutirei essa questão: a) no âmbito das evidências empíricas, da definição do risco (caso ele exista): urgência ou emergência? b) na existência de possíveis ameaças futuras à estabilidade geopolítica e segurança do Brasil e c) na importância da energia nuclear como a tecnologia energética relevante e dominante num cenário de emissões nulas para as próximas décadas, na escala global. Serve também como um convite à comunidade dos físicos para se agregarem e contribuírem junto à sociedade civil no encaminhamento de soluções, estudo de cenários e definição de investimentos, para o nosso país.

Tópico: Seminário Geral
Hora: 29 out. 2021 10:00 da manhã São Paulo

Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/83039452137?pwd=TFVHQ2JURDY5U2tBdWF2cjJaWmtMUT09

ID da reunião: 830 3945 2137
Senha de acesso: 672871