Seminário Geral – 29/01/2021: The long and winding road that leads outside academia: Minha perspectiva como Editora Científica

Sobre este evento

No colóquio dessa próxima sexta-feira, 29/01/2021, contarei para vocês um pouco sobre a minha trajetória acadêmica, sobre a minha transição para a posição de Editora Científica no Time de Produção do Beilstein Journal of Nanotechnology (BJNANO), financiado pela instituição sem fins lucrativos Beilstein-Institute, e sobre a minha experiência na minha nova posição. Falarei também sobre o nosso modelo de editorial office e sobre as vantagens para os autores em publicarem conosco. Por último, comentarei como é trabalhar com ciência (porém fora da academia) e como usar as medias sociais como instrumento de divulgação científica.

Tenho Bacharelado em Física, mestrado e doutorado em Biologia Celular pela UFMG. Durante minha carreira acadêmica, trabalhei também em instituições internacionais, como a Universidade de Chicago (USA) e a Universidade de Heildelberg (Alemanha). Meu principal tema de pesquisa foi a investigação do papel do colesterol de membrana celular na modulação de propriedades mecânicas da membrana e do citoesqueleto e na transmissão de forças entre as células do coração e o substrato nos quais elas se aderem. Em junho de 2020 aceitei uma incrível (e ousada) oportunidade e transitei para a posição de Editora Científica. Desde então, lido com manuscritos entre a etapa pós-aceite até a publicação, etapas essas muitas vezes desconhecidas pela maioria dos autores.

Se você quer saber mais sobre a minha transição e sobre meu trabalho com editora, será um prazer conversar com você no próximo colóquio do Departamento de Física! Aguardo ansiosamente pelo nosso encontro!

Link para acesso ao seminário:

ID da reunião: 979 9717 5706
Senha de acesso: 310964