Seminário Geral 03/06/2022: O que é, para que serve e como usar o SIRIUS, o novo síncrotron brasileiro

Sobre este evento

SIRIUS é a nova fonte de radiação síncrotron em operação no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM, em Campinas, SP. Trata-se de um dos maiores empreendimentos científicos do Brasil, e deve proporcionar à comunidade científica brasileira ferramentas mundialmente competitivas para o estudo dos mais diversos materiais. Nessa apresentação mostraremos do que se trata um síncrotron e como esse tipo de máquina gera a radiação eletromagnética utilizada por seus usuários. Em seguida mostraremos alguns exemplos de uso do síncrotron, demonstrando aplicações em algumas áreas de estudo. Vamos também mostrar alguns dos desafios de engenharia que foram vencidos ao longo da construção e comissionamento do SIRIUS. Finalmente concluiremos discutindo como se dá o acesso aos instrumentos do SIRIUS e onde encontrar mais informações sobre seu uso.

Tópico: Seminário Geral
Hora: 3 jun. 2022 10:00 da manhã São Paulo